Jean Graton desenhador de Michel Vaillant

(montagem Pedro Macieira)

Jean Graton nasceu em França em Nantes em 1923, publicou o seu primeiro desenho aos 8 anos no jornal “Le Soir”. Entre 1952 e 1954, desenha para a revista “Spirou”. A sua primeira história “La primière Ronde” é publicada na revista Tintin em 1953, em 1957 cria a personagem de Michel Vaillant, um simpático piloto de automóveis, e até 1982 as sua bandas desenhadas são editadas pela editora Belga Lombard. Em 1982 cria sua própria editora as Edition Graton.

MICHEL VAILLANT em SINTRA

Michele Vaillant , herói da banda desenhada, criado por Jean Graton, já mencionado neste blog ,tem 2 histórias passadas em Portugal, durante o famoso Rallie Tap, que nos finais dos anos 60, e início dos anos 70, utilizava uma parte considerável das estradas sinuosas de Sintra, para gáudio de milhares de espectadores que nem sempre se portavam da forma mais correcta, pondo muitas vezes a suas vida em perigo, e dos próprios pilotos.

Essa imagem passa perfeitamente pelos desenhos de Jean Graton, retratando fielmente os cenários portugueses.A primeira história publicada em Portugal que tenho conhecimento foi no Tintin, nº16 de 13-09-69 e tinha o nome de “Rallye em Portugal”, e foi publicada em vários números como acontecia na revista Tintin nessa época, existe também uma versão em língua francesa mas com um outro título “ 5 filles dans la course!” nº19 e editado pela própria editora de Jean Graton.

A outra história em que é utilizado o cenário da Lagoa Azul para a passagem dos bólides, em que os desenhos demonstram fielmente as loucura que os espectadores praticavam para verem quase em cima dos carros os seus pilotos favoritos, criando situações de grande perigo, tem o nome de O homem de Lisboa” e foi editado pela Meriberica/Liber Editores Lda.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva