Alta tensão no concelho de Sintra II


Moradores das freguesias de Sintra contra linha de muito alta tensão

Os moradores das freguesias de Sintra que vão ser atravessadas por uma linha de muito alta tensão manifestaram-se preocupados com as consequências da construção deste empreendimento.Na sessão da última quinta-feira da assembleia municipal, noticiada pelo jornal “Público” relata o facto do representante da Associação de Moradores de Agualva-Cacém ter sublinhado os efeitos que esta linha pode ter na saúde, referindo estudos que indicam haver "70 por cento mais possibilidade de se contrair cancro se se viver a menos de 200 metros" de uma linha de alta tensão. Neste sentido, os moradores pedem ao presidente da câmara que "mande fazer um estudo médico independente", para se avaliar os riscos reais para a saúde. A comissão de moradores da freguesia de São Marcos, por seu lado, vai entregar uma petição com quatro mil assinaturas na Assembleia da República, alertando os deputados para os riscos da instalação da linha.O presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, informou ter-se reunido "há alguns meses" com a Rede Eléctrica Nacional (REN) para pedir a realização de "reuniões de esclarecimento", o que, segundo o autarca, se verificou "com algumas organizações não governamentais [ONG] de Sintra e juntas de freguesia". (...)

Na reunião com as ONG e juntas de freguesia, "a REN limitou-se a dizer que o campo magnético cumpre a legislação portuguesa, mas se a alternativa de enterrar os cabos de alta tensão é viável, então a solução actual viola lei europeia sobre impacto ambiental", sublinhou Filipe Pedrosa. Esta linha de muito alta tensão, que vai de Fanhões, em Loures, a Trajouce, em Cascais, atravessa também os concelhos de Amadora e Sintra.

Post relacionado-Alta tensão no Concelho de Sintra II

Comentários

Anónimo disse…
Tem toda a razão!
É como as antenas de telemovel.
Já viram a quantidade de gente a morrer devido ás radiações?
E bebés deformados?
Mas ainda não falaram nisso. É que as antenas da Optimus deformam mais bebés mais que as da TMN ou da Telecel, sendo que segundo parece, estas ultimas provocam mais cancro dos calos.
Anónimo disse…
Oh Taborda, és mesmo ignorante. Quanto te plantarem um poste a 50m de casa, quero ver se também dizes isso.
Anónimo disse…
Realmente Taborda!! Ignorante é mesmo a palavra. Tenta pelo menos saber o que na verdade se discute. Passar bem inergume

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar