Capela de S.Lourenço nas Azenhas do Mar

Capela de S.Lourenço como se encontra hoje (Foto de Pedro Macieira)

A Capela de S.Lourenço ,existente na Azenhas do Mar localidade que em 1815, na altura pertencente ao extinto Concelho de Colares já contava com 22 fogos, comemora desde o séc XVI, as festas anuais , em homenagem ao seu padroeiro S.Lourenço.
Capela de S.Lourenço no seu estado original

A Capela que, segundo alguns testemunhos, terá mais de 200 anos, sofreu ao longo dos anos algumas vicissitudes, que lhe alteraram de forma radical a imagem que hoje temos dela. Segundo José Alfredo,(Litoral e planície Saloia) já no século XX, com a conivência de um vereador da Câmara e do responsável pela Capela resolveram destruir-lhe a sua galilé, transformando-a “numa simples casa abarracada”, após alguma contestação (havendo uma notícia sobre as obras da Capela das Azenhas no Jornal de Sintra em 11-9-1966), em 1995 a capela foi reconstruída com a Galilé , recuperando o seu primitivo aspecto. Mantendo hoje uma imagem de um monumento bem preservado.

Curiosamente a Capela das Azenhas do Mar e a capela circular de Janas são referidas por correntes iniciáticas, fazendo parte dos domínios esotéricos “Sintianos”....

A Capela de S.lourenço depois da "criminosa" intervenção


Nota: Imagens da Capela antes e depois das obras, foram retiradas da Obra de José Alfredo "Recantos e espaços"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar