A casa do primeiro Presidente da Câmara de Sintra


(Cliché de Novaes-1909)

Publicado em Novembro de 2006 no Rio das Maçãs ,um texto e fotos da inauguração em 1909, da casa de Fernando Formigal de Morais, que seria o primeiro Presidente da Câmara de Sintra, após a implantação da República em 1910.

Hoje publicamos uma fotografia da casa do Formigal de Morais 98 anos depois da sua inauguração, situada no Largo Fernando Formigal de Morais, obtida do lado exterior da propriedade a Quinta dos Lagos.

Porque parece ter sentido repetimos o texto que anteriormente foi publicado.

Vista da casa actualmente (Foto:PedroMacieira)

Texto publicada no "post" do "Rio das Maçãs" em Novembro de 2006:

Fotografia publicada da autoria de Novaes, na "Ilustração Portuguesa" em 1909 , durante a inauguração da casa ,de Fernando Formigal de Morais, que viria a ser o primeiro Presidente da Câmara de Sintra, após a implantação da República em 5 de Outubro de 1910.

A legenda da fotografia explica que "As novas construcções de Cintra, começam também a adquirir um certo caracter de elegancia.Damos hoje a photografia da casa do sr. Fernando Formigal de Moraes, recentemente construida na Variante da Estephania, cuja capella foi benzida a semana passada pelo sr. Arcebispo de Mytilene" .

Os Morais

Fernando Formigal de Morais,era filho de Domingos José de Morais benemérito Sintrense tendo construído a expensas suas uma escola, ainda hoje fazendo parte do património de Sintra, que tem o seu nome. Também Fernando Formigal de Morais tem ao lado da escola um largo com o seu nome,conhecido pelas gentes de Sintra como o largo do Morais .Nessa escola existia uma banda de música denominada também como a “Banda da escola do Morais” ,formada pelos seus jovens alunos, que se estreou em 24 de Junho de 1911.


A escola do Morais (Foto:PedroMacieira)


(Foto:PedroMacieira)



O portão da Quinta dos Lagos no largo do Morais (Foto:PedroMacieira)
Nota:
Com os nossos agradecimentos a Emilia Reis pela ajuda prestada.

Post relacionados:
-Curiosidades de Sintra antiga-pressionar
-Curiosidades de Sintra antiga II-pressionar

Comentários

Anónimo disse…
A ajuda preciosa foi da Dra.Maria Almira Medina pois foi ela que a identificou. Eu servi apenas de intermediaria.
Obrigada.
Emilia Reis
wicky disse…
é muito interessante saber estes pormenores sobre Sintra!!

um abraço para ti
Zé-Viajante disse…
Todos os dias passo no Largo de Morais e vejo parte daquela casa. Prncipalmente a descer do Jardim da Vigia. Sintra e os seus encantos. E a Quinta dos Lagos do outro lado que sería um condomínio grandioso e que felizmente se ficou por poucas moradias. Há tanta coisa que não conhecemos desta Vila, apesar de vivermos aqui há quase 60 anos.
pedro macieira disse…
Caro viajante,
Desde de Novembro inacreditavelmente andava a tentar saber coisas desta casa. Pois a localização na Estefânia afastava-me do local onde ela de facto está.Tirei várias fotografias no Largo do Morais, e na escola, e mesmo ali não consegui encontrar a casa do Formigal Morais, só hoje(com ajuda) é que descobri o que está (quase) a vista de todos....

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar