Hotel Lawrence`s

Hotel Lawrence`s
Fonte utilizada “ obras de José Alfredo Azevedo.”

A sua fundação tem muitos anos, Lord Byron foi um dos seus hóspedes ilustres, em 1809 durante um Verão e também por ali ter escrito –diz-se –parte do seu imortal poema «Childe Harold’s Pilgrimage», com algumas estrofes dedicadas a Sintra a que chamou «Eden Glorioso».

Em 1850 estava ali instalada a “Hospedaria Inglesa” da Srª Duran.

Em 1899 o “Jornal Saloio "nº88 de 1 de Novembro, anunciava que uma sociedade inglesa projectava adquirir o antigo Hotel Lawrence e a Quinta dos Pisões, para ali construir um grande hotel e Parque.

O Hotel Lawrence pertenceu à mãe de Luís Lawrence Oram, colaborador fotográfico da 2ª edição de Cintra Pinturesca.

Também foi neste espaço que existia uma antiga fábrica de pastéis de feijão, e uma pastelaria que segundo José Alfredo Azevedo “ durou pouco tempo e ali se fabricava os célebres pastéis de feijão de Torres Vedras, chamando-lhes Pastéis da Pena.”
Mais tarde, alguém pensou restaurar o hotel mas com o nome de “Estalagem dos Cavaleiros” e nas suas notas José Alfredo, em 3 de Novembro de 1999, comentava “Hoje todo o edifício está a entrar em ruínas, pode-se dizer, sem receio de desmentido, que a entrada principal é uma montureira.”

Além de Lord Byron, o Lawrence`s acolheu várias figuras marcantes do panorama intelectual oitocentista em Portugal:
Alexandre Herculano, Eça de Queirós, Ramalho Ortigão,Camilo Castelo Branco, e mesmo Bulhão Pato.
Hoje, após a reconstrução do degradado imóvel, funciona o actual Hotel que mantém o nome Lawrence, e que vive ainda hoje com o prestígio secular daquele lugar. E graças ao trabalho meticuloso de José Alfredo Azevedo, podemos nos dias de hoje ter uma imagem quase completa de uma Sintra de outros tempos.

Saber mais sobre o Hotel Lawrence`s-pressionar
*Fotos:PedroMacieira

Comentários

wicky disse…
obrigada pelo post

o Hotel ficou lindissimo depois da remodelação .
Tudo bom para ti
Zé Maria disse…
Passei lá a minha noite de núpcias, na suite da Bela Vista, no dia 26 de Junho de 1999. O Hotel ainda não tinha sido oficialmente inaugurado, pelo que o sr. Boss (à data, proprietário desta unidade) nos ofereceu a suite a preço de quarto-duplo. Para além de ter sido a minha primeira noite "oficialmente" casado, o cenário acrescentou-lhe um encanto inesquecível. Tenho a Lawrence no coração desde que era ruína, mas essa data marcou-me para sempre.
Anónimo disse…
É o melhor hotel das redondesas, sem dúvida!!!
É um ambiente familiar e único!!! E todo o pessoal é cinco estrelas.
É maravilhoso e para mim é inesquecível.

(Parabéns pelo blog!)
Anónimo disse…
«Passei lá a minha noite de núpcias, na suite da Bela Vista» esta tem uma vista linda!!! :)
pedro macieira disse…
Agradeço as visitas e os comentários
Pedro Macieira

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar