Zeca Afonso 1929/1987 -Um grande Português.

Zeca Afonso no Coliseu dos Recreios em 29 de Janeiro de 1983

Autor de referência da música portuguesa, combatente pela liberdade merece que a sua obra seja lembrada, às novas gerações como um dos homens que com grande coerência, lutou pela liberdade como criador musical , poeta e intérprete. Foi com a sua “Grândola Vila Morena” que Portugal renasceu de 45 anos de uma ditadura, onde pensar tinha sido proibido. Mas mesmo depois de 25 de Abril a sua coerência e militância pela liberdade não parou, só a morte conseguiu interromper este percurso. Em 23 de Fevereiro de 1987.

Rui Pato,José Afonso, Adriano Correia de Oliveira,António Portugal e Manuel Alegre 1964-cantina do Hospital de StªMaria (estreia da “Trova do Vento que Passa”)
Para evocação do vigésimo aniversário da sua morte vão realizar-se vários debates , exposições , concertos, sessões de poesia, que decorrerão por todo País,durante o mês de Fevereiro e Março.

Em Sintra:
A Alagamares - Associação Cultural ,promove nos próximos dias 10 e 11 de Março, no espaço da Sociedade União Sintrense, uma exposição biográfica evocativa dos vinte anos passados sobre o desaparecimento físico de "Zeca" Afonso.

Em 1962, José Afonso gravou o EP o “Menino de Ouro” acompanhado pela primeira vez pelo Rui Pato então com 16 anos. E em 1963 "Os vampiros". No EP Baladas de Coimbra.

-Versões feitas até hoje das criações de José Afonso-pressionar
Notas:
-Foto de José Afonso no Coliseu em 1983 de autoria Alexandre Carvalho
-Foto "Trova ao vento que passa" retirada do folheto do CD "Venham mais cinco" de Aut.José Niza

Comentários

Anónimo disse…
Parabéns pelo blog, muito bom mesmo! Tem fotografias fantásticas e textos a condizer!

Com certeza virei visita-lo frequentemente.
pedro macieira disse…
Obrigado pela visita
greentea disse…
não estive em nenhum desses mas lembro um serão na Faculdade de Ciencias em que José Afonso cantava e a que assistimos de pé , sempre à espera que viesse alguma "visita" estranha interromper o espectáculo. Outras épocas , que muitos já esqueceram ou nem sequer chegaram a conhecer"

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar