Notas históricas sobre o Parque da Pena


Notas de José Alfredo Azevedo sobre o Parque da Pena

Correio de Cintra de 1898(gravura da Condessa)

O incêndio no Parque

"O Correio de Sintra, de 14 de Agosto de 1898, dá a notícia de se ter declarado fogo perto Chalet da Condessa, o qual foi apagado pelo pessoal do Parque da Pena.Nele morreu carbonizado Severo Ferreira, trabalhador do parque e possível causador do fogo. O enterro foi pago pela Condessa d’Edla (Elisa Hendler). "


Postal ilustrado antigo com o Parque da Pena

Carvalho da Pena
"O Jornal de Sintra de 28 de Julho de 1940, no nº333 noticia ter falecido em 25, Carlos de Oliveira de Carvalho, que durante 28 anos foi regente do Parque da Pena, tendo também a seu cargo a administração da Serra de Sintra.
A obra que deixou em Sintra é muito grande.Deve-se a ele a arborização da nossa serra, designadamente as zonas dos Capuchos e Peninha.
Como já várias vezes disse, podemos a firmar sem receio de desmentido que Carlos de Oliveira Carvalho, que o povo conhecia por «Carvalho da Pena», foi continuador da grande obra iniciada por D. Fernando II, o Rei –artista. "


Notas retiradas de" Obras José Alfredo Azevedo V"

Posts relacionados:

-Missão Chalet da Condessa-pressionar

-Condessa d'Edla -pressionar

-Memória descritiva do Chalet da Condessa d'Edla-pressionar

Comentários

Anónimo disse…
Noticias que se ocupem da Condessa d'Edla depois da morte de D.Fernando e de terem sarado as feridas provocadas pelo polemico testamento, sao tao poucas, que tudo se torna importante.
Obrigada por me ter dado a conhecer este pormenor.
e.r.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar