Dia Internacional dos Museus e Sítios



PENA: SALA DOS VEADOS REABRE COM EXPOSIÇÃO

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de Abril, o Palácio Nacional da Pena vai reabrir ao público a Sala dos Veados com a exposição temporária “A Pena – de Convento a Palácio”, integrada no percurso normal de visita.
Esta mostra procura ilustrar de forma iconográfica as imagens geradoras da Pena como lugar de peregrinação (até ao séc. XVIII), e depois, mais tarde, de vivência estival da Família Real Portuguesa (séc. XIX até 1910).
Ao instalar a exposição na Sala dos Veados, o visitante poderá saborear de novo este espaço, depois de cinco anos de encerramento, que constitui o projecto inacabado de uma Sala de armas que o tempo não deixou concluir.
A exposição estará patente até 15 de Julho e pode ser visitada todos os dias, das 10H00 às 17H00, excepto às segundas-feiras, nos dias 1 de Maio e 29 de Junho.
texto:
CM Sintra

O Chalet da Condessa e o Palácio da Pena
Texto retirado do Guia do Viajante em Portugal e suas colónias em África
Empresa Nacional de Navegação -1907


Palácio da Pena


"O Palácio da Pena foi primitivamente um convento da Ordem de S.Jeronymo fundado em 1503, por El-Rei D.Manuel, em memória do tempo que alli passou, esperando a frota de Vasco da Gama, no regresso da India.Era esse convento uma espécie de prisão, para onde eram mandaddos os frades d’aquella Ordem, quando comettiam faltas.Da architectura godo-arabica, está construido em um dos mais elevados cabeços da seea.
Foi em 1841, que D.Fernando, avô do actual monarcha, mandou transformar o convento em palácio, reedificando uma parte do edificio que tinha sido attingida pelo terramoto de 1755.
Em 1843, acabou-se a construcção da bella torre do relogio, que tem mostrador em cada uma das faces.
O palácio possue bellas muralhas ameias,torres,ponte levadiça, parque, um formosisimo lago, e a linda Fonte dos Passarinhos, de agua crystalina, muito leve e fresca.
Das torres, avista-se o Oceano, Berlengas,montanhas do Alentejo e Estremadura, Mafra,Collares,Lisboa, rio Tejo e outras povoações.
...
Sobre uns rochedos, existe a figura colossal de um cavalleiro, trajando a moda medieval; no escudo tem as armas do Barão e Eechwege, do engenheiro que construiu as reaes obras de Cintra. É essa figura conhecida pelos nomes de Estatua do Penedo,estatua de Vasco da Gama ou o Gigante.
Ao sul vê-se a Cruz Alta, na parte mais elevada da Serra. Na base d’essa cruz, estão gravados uns versos, já um tanto apagados pelo tempo. Ao occidente, fica o Cabo da Roca, que pode considerar-se o prolongamento e a terminação occidental das rochas que forma a Serra de Cintra.
É lindo o enorme parque; e quem uma vez viu os seus lagos, as sua fontes o Chalet da Condessa d’Edla, etc, não mais se esquece de tantas maravilha da natureza a para com as de arte."


Notas:

Foto:PedroMacieira

Postal :Reprodução do Chalet de Mme Henseler -aut.Januário Correia ,Museu de Arte Contemporânea

Comentários

Anónimo disse…
A exposição sobre a vida e obra da Condessa d'Edla, a realizar pela Câmara Municipal de Sintra (na sua qualidade de parceiro da P.S.Monte da Lua)e pelo I.P.P.A.R., esteve prevista para esta Primavera e deveria ser apresentada no lugar onde se mostra agora esta exposição.Foi sendo sistemàticamente adiada, desde 2004, invocando sempre as obras de restauro deste espaço.
Agora já não há lugar para desculpas. Em 2005 esteve prevista no orçamento da câmara a verba necessária para a sua realização, foi feito o levantamento e fotografaram-se a maior parte das peças para a elaboração do catálogo.
Que argumentos irão ser invocados agora para prorrogar a sua realização?
e.r.
pedro macieira disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
pedro macieira disse…
pedro macieira said...
O que é que estará a motivar que essa exposição que está pronta desde 2004, não tenha sido montada?

Agora que a sala dos Veados, está em condições de ter a exposição, era interessante que Parque Sintra Monte da Lua, com o IPPAR ou sem o IPPAR, justificasse a sua indiferença pela exposição sobre a vida e obra da Condessa d'Edla, curiosamente mentora do Parque que estes senhores agora gerem!!!

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva