Eleições e a Legião Portuguesa




Exercício Legionário nos Seteais (Sintra) , "Jornal de Sintra" de 25 de Agosto de 1940

Legião Portuguesa

Criada em 1936, a Legião Portuguesa era uma milícia que estava sob a alçada dos Ministérios do Interior e da Guerra. O seu objectivo era "defender o património espiritual da Nação" e a ameaça comunista. É de realçar que durante a II Guerra Mundial a Legião Portuguesa foi o único organismo português que se colocou ao lado das intenções de Hitler.
Nas décadas de 50 e 60, a sua acção caracterizou-se pela perseguição e repressão às forças oposicionistas, para a qual contribuiu o seu Serviço de Informações e a sua vasta rede de informadores.
Fonte (CITI)

Ofício Organizativo...

Transcrição do ofício da” Legião Portuguesa” de 22 de Outubro de 1969

Setubal, 22 de Outubro de 1969

Informo V.Exª. que no dia 19 do corrente, pelas 11H00, foi solicitadada , a minha comparência na Escola Comercial e Industrial de Setubal, a fim de tomar parte numa reunião com o Exmº. Sr. Miguel Rodrigues Bastos e Dr. Rogério Peres Claro.

A finalidade da reunião (muito secreta), foi pedida a minha colaboração no sentido de montar e chefiar um “carrocel”, com viaturas particulares e pessoal legionário munido de certidões de falecidos, ausentes,etc, fornecidos pela U.N.(* União Nacional), a fim de votarem nas assembleias duas, três ou quatro vezes, por exemplo:

Os homens de Almada votam no Barreiro, Seixal e Moita; os da Moita votam em Almada e Sesimbra; os do Barreiro votam em Almada e assim nomeadamente.

Para o efeito os Presidentes das mesas estão avisados, até porque as certidões estão marcadas.

Em face do solicitado desloquei-me ontem às Unidades de Almada , Barreiro,Moita, a fim de solicitar aos Comandantes a sua boa vontade e colaboração para o fim em vista.

Com os meus melhores cumprimentos,

*Ofício retirado de "Eleições no regime fascista" Presidência de Conselho de Ministros/Comissão do livro Negro sobre o fascismo

NOTA:UNIÃO NACIONAL, único partido permitido.

Post relacionado:
Eleições em Portugal em 1946-pressionar


Comentários

Zé-Viajante disse…
O partido único que não aceitava eleições.
E agora " eleito " por uma maioria ressuscita o homem de Santa Comba...
pedro macieira disse…
Esta minha tentativa, é evitar o branqueamento da história, que leva a situações como a que assistimos "Nos grandes portugueses".Existe uma ignorância total, do que aconteceu no passado (recente), por parte da geração que nasceu nos anos 70, com o "reinado" do "grande português", que pela primeira vez ganhou uma eleição sem a ajuda dos seus legionários....

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva