O último telegrama

Na sequência de vários post publicados,que tentaram ajudar a refrescar as memórias,de um tempo passado, fica hoje terminado este conjunto de apontamentos .A proximidade do 25 de Abril, era (foi)a meta para uma alteração profunda de um país triste e fechado sobre si mesmo e em que a palavra proibido vivia no meio de nós.

A Guerra 1961-1974

Emboscada

Muitos pais , irmãos ,mulheres, e filhos receberam este telegrama, esses não podem esquecer que houve uma guerra.

Os números de uma guerra
pressionar imagem para ampliar
A censura

Lista de alguns autores proibidos pelo regime que foi derrubado em 25 de Abril de 1974.

Autores de língua francesa:
Rabelais,Guy de Maupassant, Charles baudelaire, Collete,Elsa triolet,Simone Beauvoir,André Maulraux,Aragon,Françoise Sagan,Roger Peyrefitte,roger Vailland, Claude Roy, Viollete Leduc,Joseph Kesse, Simone Weil,Paul Elard ,André Breton...

Autores de língua norte-americana:
John Steibeck, Constatin Simonov,Erkine Caldwell, Fiodor Gladkov , John dos Passos

Autores brasileiros:
Graciano Ramos, Alvaro Lins,Eduardo Portela, Jorge Amado

Língua castelhana:
Manuel Azña,Marcelino Domingo, Luis Araquistan.

Autores de língua portuguesa:
Aquilino Ribeiro,Miguel Torga,Manuel da Fonseca, Manuel Alegre,José Cardoso Pires, Vergilio Ferreira,Castro Soromenho,Orlando Costa, Urbano Tavares Rodrigues, Luis Pacheco, helberto Helder, Fiama Hasse Pais Brandão, Raúl Proença F.Ramos da Costa, Francisco Salgado Zenha, Padre José Felicidade Alves, Carvalhão Duarte, António Borges Coelho,José Bacelar,Agostinho da Silva, Homem Cristo,Rolão Preto,Alberto Monsarraz, Hipólito Raposo, Alfredo Pimenta.

Fonte:Comissão do Livro Negro sobre o regime fascista ,ed.Presidência do Concelho de Ministros
Hoje , 33 anos depois da data em que a liberdade de expressão e pensamento se tornou uma realidade, vemos manifestações públicas saudosistas de um passado que se julgava enterrado no tempo.

Talvez porque as memórias são curtas, talvez porque o pós 25 de Abril não deu referências suficientes às gerações que já nasceram em liberdade, talvez porque os anseios e expectativas existentes com a mudança, não foram satisfeitas.
Post relacionados:
-As eleições em Portugal em 1942 I-pressionar
-As eleições e a Legião Portuguesa II-pressionar
-Uma País fardado III-pressionar
Notas:
Imagens retiradas de "Guerra Colonial -angola-Guiné-Moçambique" ed.Diário de Noticias

Comentários

Anónimo disse…
Caro Pedro,

porque tantos mortos após o 25.4. ?

Obrigado pela informação.
In memoriam.
Ralf
pedro macieira disse…
Talvez se a descolonização tivesse sido feita num tempo certo, teria sido mais pacifico.O exemplo inglês neste caso é um bom exemplo.
Um abraço, e obrigado pela visita.
Unknown disse…
Talvez porque a Democracia não exista, o que temos é um rotativismo, em tudo ou quase tudo, tirando a época histórica, com o que se passou na segunda metade do século XIX, com constitucionalismo monárquico, ora agora governo eu, ora agora governas tu. Parece que só sabemos viver assim.
baraodalapa disse…
Os mortos e os feridos da guerra colonial não devem ser esquecidos. Sugiro uma visita ao bonito monumento aos mortos da guerra colonial em Belém, ao lado da Torre.Para que os erros não se repitam.O 25.4 veio demasiado tarde para demasiada gente.Honra aos nossos heróis!

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar