Queijadas de Sintra III

Fábrica de «Queijadas do Gregório» 1ªParte
O fundador desta marca de queijadas foi Gregório Casimiro Ribeiro falecido em 22 de Janeiro de 1947, e também fundador e director do semanário “O Regional”
O local onde se fabrica ainda hoje as queijadas, com o policia sinaleiro e indicação de "Paragem das Queijadas" para chamar a atenção dos clientes. Fotografia publicada no "Jornal de Sintra" em 16-11-1936(foto cedida por Valdemar Alves)

Jornal "O Regional" nº53 de 24 de Setembro de 1922, fundado e dirigido por Gregório Casimiro Ribeiro , com a sua fotografia na 1ª página.











Gregório Casimiro Ribeiro , iniciou-se como fabricante por volta de 1890 .Em 1911, associou-se a José Ambrósio, enteado de Josefa Neves da família “Sapa”,para fabricar as queijadas em Ranholas que eram vendidas no “Café Pérola de Sintra”, de João Cunha que segundo José Alfredo Azevedo; o mesmo local onde mais tarde foi a sede do Hockey Club de Sintra.
Em 1916 , depois de dissolvida uma sociedade que entretanto tinha feito com José Ambrósio, estabeleceu-se por conta própria no Largo de Regedor em S.Pedro, denominando as queijadas que fabricava com a marca «Fábrica de Queijadas Recordação de Sintra».

Factura de 1924 (imagem cedida por Valdemar Alves)


Anúncio das queijadas "Recordação de Sintra" publicado no "Jornal de Sintra "em 1938





Anúncio publicitário , de 1938 das queijadas "Recordação de Sintra" com a imagem do sinaleiro que na época era a imagem de marca das queijadas. e (imagem cedida por Valdemar Alves)


Continua em próximo post

Post relacionados:
-Queijadas de Sintra -Queijadas da Sapa 1ª parte
-Queijadas de Sintra -Queijadas da Sapa 2ª parte
Agradecimento a Valdemar Alves pela cedência de imagens

Fontes consultados:-Obras de José Alfredo da Costa Azevedo
-"Queijadas de Sintra" de Raquel Moreira
- "Jornal de Sintra"

Comentários

Zé-Viajante disse…
Mais uma lição de Queijadas.
Tanta coisa nova que vou sabendo.
Parabéns...e mais queijadas.

PS. Tardiamente mas respondi ao comentário sobre as passagens para peões. Ficou lá, junto ao seu.
Abraço.
pedro macieira disse…
Continuação das queijadas do "Gregório", será o próximo post sobre este tema. este assunto é dificil de tratar em Blog, e ainda faltam muitos episódios.Espero que para os visitantes,ele tenha algum interesse.
Um abraço
Unknown disse…
Pode-se encomendar?
pedro macieira disse…
Cfreitas,
Boa pergunta! Quem sabe se através de encomendas através da Internet a indústria de queijadas não teria o mercado global ao seu alcance......

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva