Vistas de Colares

Uma vista do Palácio da Pena, através da parte superior do portão da Quinta da Fonte Velha, que em 1778 fazia parte de um morgadio que englobava as quintas da Urca da Serra,(Prazo da Rainha),Fieis de Deus ou da Porta(actual Quinta Mazziotti),Costa do Lago, Conde,Espogueiro e Pombeiras.

O morgadio foi herdado por José Dias,(filho de Bento Dias Pereira Chaves, sargento-mor em Colares) que lhe introduziu alguns melhoramentos. Foi nesta altura que a propriedade tomou a designação de Quinta de José Dias.

( Texto retirado de” Colares” de Maria Teresa Caetano)

Comentários

Paulo disse…
Interessante.
Abraço
Paulo
pedro macieira disse…
Obrigado pela visita.
Um abraço
Anónimo disse…
erro grave...este é o portão da quinta maziotti frança, alias julgo qta de cima, com dois bustos do deus janus...janeiro principio do ano com duas caras para quem entra e quem sai...a quinta da fonte velha é mais abaixo...ficava em frente ao castelo de colares na entrada da cvasa dos templarios...sec XIII...e não vos digo mais nada.
pedro macieira disse…
Caro anónimo,
Agradeço o seu comentário e a correcção do erro de localização que menciona.
Este post já foi publicado em 2007, e depois deste publiquei diversos apontamentos sobre Colares.
Tentarei corrigir com a publicação de um novo post sobre este assunto em breve.
Quanto ao "não vos digo mais nada", é pena pois tenho sempre a necessidade de aprender, e gostaria que pessoas que conhecem melhor que eu a história das gentes e das coisas destes lugares, participassem nest "forum", e me corrigissem sempre que eu por lapso ou mesmo desconhecimento cometesse erros.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar