INFLUÊNCIAS

-Eshwege,conheceria decerto o Castelo de Stolzenfelds construído pela traça de Schinkel e Schnitzel...
...assim como o de Rheinstein construído por Lassaulx.
-Mas segundo Regina Anacleto, o que mais é morfológicamente parecido com a Pena, é o Castelo de Babelsberg, da autoria de Schinkel acabado precisamente no ano de 1835-data que o Barão (Eshwege) retorna a Portugal.


Notas:
Foto do Castelo de Stolzenfeld retirado daqui
Foto do Castelo de Rheinstein retirado daqui
Foto do Castelo de Babelsberg, retirado daqui
Foto do Palácio da Pena :Pedro Macieira
Texto utilizado extraído de: "O Palácio da Pena turismo cultural num Palácio Nacional" aut. Alexandre Garcia da Fonseca

Comentários

Anónimo disse…
Caro Pedro:

Use a fonte do meu trabalho à-vontade - é para isso que ele existe. Não tenho nenhum preciosismo com direitos de autor porque no meu contexto a tal não posso almejar. Relativamente à chalet da Condessa D'Edla - que como sabe foi "amante" e depois mulher de D. Fernando II - é simplesmente um edifício soberbo que está em avançado estado de decomposição. Tive a rara oportunidade de lá entrar ainda antes de estar vedado e é simplesmente espectacular(sobretudo os arabescos). Claro que este atributo varia de pessoa para pessoa, mas de qualquer modo como estou profundamente ligado ao património é o que penso. Alías e sobre isso vide a minha tese na pag. 65 - nesse capitulo aponta-se para o facto do José de Magalhães já na altura (1989) apontar um elevado custo de obras de restauro. Imagine-se agora...
Já agora e se não é indiscrição o que faz o Pedro para se dedicar com especial afecto a estas temáticas patrimoniais?
Cpts,

Alexandre Fonseca
Anónimo disse…
Para clarificar esta expressão de "amante",utilizada pelo senhor Alexandre Fonseca, que o foi no bom sentido, gostaria de acrecentar que D.Maria II, mulher de D.Fernando II, faleceu em 15 de Novembro de 1853, e que, Elise Hensler, futura Condessa d'Edla, cantou pela primeira vez em S.Carlos em 2 de Fevereiro de l860, ano em que terá começado a sua relação com o Rei já viúvo, com quem acabou por casar em 10 de Junho de 1869 como é sabido.
e.r.
Anónimo disse…
Olá Pedro,

Parabéns tens umas ideias muito interessantes para historiadores !
http://www.portugalforum.de/allgemeines-portugal/17603-stolzenfels-rheinstein-babelsberg-so-plant-eschwege-palacio-pena-sintra.html

*abraço*
Ralf
pedro macieira disse…
Agradeço, o comentário e a visita, esperando continuar a divulgar Sintra e o seu património, de forma que através do seu melhor conhecimento, a sua preservação seja efectiva.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar