Viana da Mota em Colares


José Viana da Mota- Pianista/Compositor 1868/1948

José Viana da Mota nasceu em 1868 em S. Tomé. O pianista e compositor viveu apenas dois anos na ilha. Daqui rumou à metrópole e instala-se, com a família, em Colares, no concelho de Sintra. Com 7 anos, ingressa no Conservatório Nacional. Torna-se protegido do rei D. Fernando II, quando, aos 13 anos, se apresenta com obras da sua autoria no Salão da Trindade. É com o apoio mecenático do rei e da condessa de Edla, que depois de acabar o curso, tem uma bolsa para continuar os estudos na Alemanha. Vai para Berlim em 1882.

Exímio pianista de craveira internacional, Viana da Mota também marcou o panorama musical como compositor, pedagogo e musicógrafo. Caracterizou-se por uma enorme capacidade de trabalho e uma inabalável tenacidade, foi um brilhante intérprete de Bach, Beethoven e Liszt. Tentou contrariar a importância dada à ópera italiana, que dominava o meio musical português, revelando o repertório instrumental de tradição germânica. Foi criado, em sua homenagem, o Prémio Viana da Mota, que distingue os melhores jovens pianistas.

A Casa onde vivia a familia de Viana da Mota em Colares ,quando dedicou à Condessa d'Edla a partitura da Pastoral "Au Bord du Lac de Pena" ,composta por José Viana da Mota aos treze anos de idade.


-Dados biográficos de José Viana da Mota Adaptados site da RTP “ Grandes Portugueses"
-Imagem da partitura da Pastoral , retirado de "Condessa d'Edla" de Teresa Rebelo
-Fotos:PedroMacieira


Comentários

Bigmac disse…
Excelente trabalho de pesquisa. Eventualmente um Mozart se Portugal nessa altura tivesse arte ou engenho em algo que nunca teve desde pouco antes dessa data.
pedro macieira disse…
Esta "curiosidade" de um pianista com Viana da Mota , ter passado na sua infância, por Colares, é um facto pouco conhecido, e de facto o génio musical descoberto e apoiado por D.Fernando (o rei artista)e pela Condessa dÉdla quando criança, é também um facto que merece o maior realce, e que permitiu a Viana da Mota conquistar o Mundo.
Muito obrigada pela visita e pela informação que me deixaste! Quanto às questões que colocas concordo contigo. Era importante sabermos o que se passa nessas Instituições...só assim podíamos intervir...voltarei

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar