Que futuro para o antigo Parque de Campismo da Praia Grande?

No "Diário de Noticias" de 22-05-2007

"Com o aproximar do Verão, o antigo parque de campismo da Praia Grande, em Sintra, pode transformar-se numa "situação explosiva". O alerta é do deputado Francisco Lopes, do partido Os Verdes, que ontem voltou a visitar o local a convite da comissão de utentes e da Quercus."Faz exactamente um ano que estivemos aqui e a situação é agora particularmente grave", afirmou. "Apesar dos esforços dos antigos utentes, que mantêm alguma vigilância e manutenção do espaço, o parque de campismo foi deixado ao abandono", sublinhou o deputado. As instalações foram encerradas em Setembro de 2005 por falta de condições e abandonadas pela empresa arrendatária, a Wondertur." (ler notícia integral-aqui)

No "Alvor de Sintra" 22-05-2007

"Construído há mais de vinte anos num terreno privado classificado de Reserva Ecológica Nacional (REN), o Parque de Campismo da Praia Grande, entretanto arrendado à empresa Wondertur, foi encerrado pela Câmara de Sintra em Setembro de 2005, quatro meses após os ocupantes dos 600 alvéolos terem recebido cartas anunciando a desactivação.
Na origem da comunicação estaria um despacho da Direcção-Geral de Turismo, de Outubro de 2003, que ordenava a "interdição temporária" da estrutura por falta de condições sanitárias, mas mais de um ano e meio depois de fechar portas, continua desconhecido o destino dos 50 mil metros quadrados do parque, ocupado apenas por caravanas, tendas e electrodomésticos abandonados e por uma moradia cujo proprietário é desconhecido.
Ontem, a comissão de utentes, a Quercus e o Partido Ecologista "Os Verdes" promoveram uma visita ao espaço que consideram ter-se tornado "uma lixeira" para exigir a intervenção dos poderes políticos." (ler notícia integral-aqui)
-Post relacionado-pressionar

- Imagem aérea retirada do Google Earth

Comentários

wicky disse…
que futuro para o Parque e para tantas coisas ...
fecha-se o Parque porque não tem condições sanitárias, matam-se animais porque andam errantes pelas ruas , apreendem-se automóveis para apodrecerem na via pública sem que afinal lhes seja dado outro destino tal qual as penhoras que o fisco ou os tribunais fazem às casas de cada um , para depois deitarem tudo para o canto e a penhora /encerramento não servir para coisa nenhuma....
pedro macieira disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
pedro macieira disse…
Este espaço, ocupados há longos anos com Parque de Campismo, é uma estrutura fundamental no apoio aos visitantes desta zona.É lamentável que um ano depois do fecho por motivos que compreendo, ainda não haja uma solução para este espaço.
Durante vários anos acampei ali com a familia, nunca houve problemas sanitários. O mais grave era sem duvida os fios electricos que se espandiam cada vez mais por todo lado devido ao aumento de campistas.
Em termos de hegiene, tudo funcionava bem, desde os balnearios,aos lava louças passando pelos chafarises.

Um dia, os donos do parque começaram a dizer que as tendas e caravanas tinham de ser levantadas e não se podia ter toldos, por cima delas. Começou a haver problemas e vários campista foram embora. Havia pessoas, que se diziam do "turismo", que andavam sempre a vigiar e a dizer que não se podia ter isto ou aquilo. Enfim já na altura tudo andava muito estranho. Mas para quê? Para chegar a isto? não valia a pena.
Beijos.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar