Novidades do Hospital da Misericórdia de Sintra

"Quatro anos depois do previsto, a Clínica da Santa Casa da Misericórdia de Sintra, situada no antigo Hospital da Vila, deverá abrir apenas depois do Verão. A garantia foi dada ao JC pelo provedor João Lacerda Tavares. Falta agora estabelecer um protocolo com a ARS para ser criada uma unidade básica de saúde. "
De uma notícia publicada no "Jornal digital.com" de ontem-aqui notícia integral.

-Curiosa coincidência , quando ontem tinhamos publicado um post que duvidávamos da rápida reabertura do Hospital de Misericórdia de Sintra.-aqui

Memórias do Hospital da Misericórdia da Vila velha de Sintra

Foto do Hospital e da farmácia anterior a 1940 , pois ainda não tinha a bomba de gasolina(Foto retirada das Obras de José Alfedo Azevedo)

"Contíguo à Praça ficava o Largo da Misericórdia, hoje alargado.
À igreja foi amputada toda a nave, ficando reduzida ao altar-mor, tendo sido reconstruída a frente tal como se encontra hoje, respeitando-se integralmente a traça anterior,este recuo do edifício foi acompanhado pela farmácia que, na data pertencia a Joaquim Henriques da Fonseca.
Para determinar a data das obras que modificaram a igreja e farmácia compulsei actas das sesões da Câmara, chegando a 1926 sem nada ter encontrado.Contudo, tais trabalhos podem situar-se à roda de 1930. pois no Arquivo da Câmara encontrei um livro de actas da Comissão de Iniciativas e Turismo e, nele datada de 30 de Abril de 1933, que refere ter sido deliberado pagar a José parente Rocha, empreiteiro da obra, já falecido(...) as contas de trabalhos efectuados na capela e «novo» edifício da Farmácia da Misericórdia."

Texto extraído das Obras de José Alfredo Azevedo-"Bairros de Sintra"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva