Palácio da Pena, uma das sete Maravilhas de Portugal


A Torre de Belém, os mosteiros dos Jerónimos, de Alcobaça e da Batalha, o Palácio da Pena e os castelo de Guimarães e Óbidos são as Sete Maravilhas de Portugal anunciadas hoje em Lisboa. Numa cerimónia que decorreu no Estádio da Luz, em Lisboa, foram anunciados os sete monumentos portugueses eleitos, de uma lista de 21 candidatos, com milhares de votos via Internet, SMS e linhas de valor acrescentado.
NOTAS HISTÓRICAS SOBRE O PALÁCIO DA PENA
D.Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha-Koháry, consorte da rainha D.Maria II, em 1839 após hasta pública, adquire o Mosteiro de Nossa Senhora da Pena. No ano seguinte inicia-se a empreitada do arranjo paisagístico exterior que se prolongará por mais de quarenta anos.
D.Fernando entregou a remodelação das ruínas do mosteiro ao Barão de Eschwege, embuído por uma estética romântica de que D.Fernando era simpatizante, erigiu um palácio ousado que D.Amélia considerava, que tinha saído ”directamente de um conto das Mil e uma Noites” pois nele ”havia desde o minarete árabe às torres góticas , passando pelas cúpulas renascentistas e mesmo o barroco enriquecido pelo manuelino .”
O Palácio da Pena, foi o local de onde partiu, em 1910 D.Amélia e sua sogra D.Maria Pia ,a caminho da Ericeira ao encontro do seu filho D.Manuel o rei destronado a caminho do exílio quando da queda da monarquia.




Comentários

Zé-Viajante disse…
SINTRA EM POSITIVO.
Anónimo disse…
Foi merecido o galardão atribuído ao Palácio da Pena, um ex-libris da região de Sintra, que muito aprecio. O teu blogues está sempre interessante, por isso o visito com agrado. Boa semana.
greentea disse…
foi nele q eu votei!!!!
pedro macieira disse…
Viajante,
Mesmo considerando que este concurso, possa ser uma enorme campanha de marketing, teve um efeito de colocar em discussão alguns monumentos importantes par o país e para o mundo, e dessa forma passar a informação e divulgação a um público que por vezes anda distraído.
Um abraço
pedro macieira disse…
Jofre Alves,
Agradeço a visita,e realmente o Palácio da Pena,e a sua envolvência paisagistica, é único.
Um abraço
pedro macieira disse…
Greentea,
A importãncia destes concursos é colocar em discussão, assuntos que não estão na ordem do dia de muita gente, e mesmo que a questão da preservação desses locais não seja discutida,a divulgação dos locais onde se encontram , os seus nomes e caracteristicas e informação histórica é muito positiva.
Para mim o Palácio da Pena faz parte do meu habitat.O recorte da serra de Sintra com o Palácio e o Castelo dos Mouros acompanha-me no meu dia a dia.

Um abraço
Zé-Viajante disse…
Caro Pedro
É evidente que me agradou a escolha do nosso Palácio como uma das Maravilhas.
E teve o meu voto.
No meu post apenas quiz ver "outras maravilhas".
Quanto às Maravilhas da Humanidade, na minha opinião, ficaram de fora duas ou três das mais bonitas.
pedro macieira disse…
Viajante
As maravilhas do Trans-atlântico, são uma forma de ver o mundo real, visão que eu também partilho.O meu comentário tem a ver com a minha posição sobre o concurso não ser totalmente clara, no post publicado. Mesmo achando que evento é uma campanha de marketing á escala mundial, a escolha mesmo com um processo de votação discutivel,do Palácio da Pena é importante para Sintra, e foi essa ideia que pretendi comunicar.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar