Sinais de Sintra ou a falta deles...

A visão do condutor que desce a Rua João de Deus
O sinal de sentido proibido ,que dependendo do ângulo de visão do condutor do veículo, que desce a Rua João de Deus fica encoberto pelo sinal de sentido obrigatório à direita.

Ao cuidado da Câmara Municipal de Sintra

Desrespeito de regras de trânsito, ou sinalização deficiente?

Quem de automóvel vem do Largo do Morais, e desce para a estação da CP de Sintra a Rua João de Deus passando o posto da GNR, e com a antiga prisão de Sintra à esquerda, tem devido a um sinal de sentido obrigatório de voltar à direita; mas o que aconteceu hoje, e das outras vezes que vivi esta situação, (encontrar-me frente a frente com um carro fora de mão) resulta de um desrespeito de regras de trânsito. Os condutores transgressores, ( normalmente estrangeiros) não reparam nos sinais de sentido obrigatório e de sentido proibido junto à estação e seguem em frente até ao cruzamento em frente ao edificio da Câmara Municipal de Sintra .Testemunhas locais asseguraram-me que está sempre a acontecer, e pessoalmente confirmo esse facto por contabilizar dois sustos vividos com carros fora de mão(o último hoje ás 20H00) e de ter assistido a várias passagens de veículos seguindo em frente não respeitando a sinalização de sentido proibido.


O local do desrespeito dos sinais de trânsito

Estes casos que vivi e testemunhei, e que me foi confirmado a sua frequência por moradores locais, não deixam dúvidas que a sinalização é deficiente.Será necessário colocar uma sinalização que avise quem desce a Rua João de Deus que não pode seguir em frente, bastante antes do cruzamento, talvez em frente ao posto da GNR. E mudar a posição do sinal de sentido proibido, que em alguns momentos conforme o ângulo de visão do condutor , fica encoberto pelo sinal de sentido obrigatório á direita.
Sinal II

Outro sinal da deficiente sinalética nesta Sintra património da Humanidade, é que seja necessário alguém afixar cartazes nas árvores a indicar o sentido a seguir para se chegar ao Centro histórico...(foto tirada hoje ás 20H30 ) no cruzamento junto á estação da CP , na Rua João de Deus.

Espero que esta sugestão de alteração do posicionamento dos sinais de trânsito,tenha algum efeito e permita evitar situações de acidente eminente e com consequências mais graves do que as que foram vividas por mim. E já agora talvez indicar com uma placa a quem sai da estação da CP, qual o sentido para chegar ao Centro Histórico.








Comentários

Zé-Viajante disse…
È comum haver autocarros de turismo virem da Vila, entrarem na Av. Miguel Bombarda e seguirem pela João de Deus apesar desta proibir viaturas com mais de 5,5 t. E tudo porque há sinais em demasia e os que são mais necessários estão escondidos.
Sintra no seu melhor!
Abraços.
pedro macieira disse…
Viajante,
Este caso que se passou ontem, é o segundo que me acontece naquele local.Quando estou a estacionar o carro no Parque de estacionamento em frente à Estação da Cp, já perdi a conta de quantos carros vi passar em sentido contrário.
Não sei se já houve algum acidente sério, mas o que sinto é que aquela sinalização é deficiente, pois quem vem de cima e anda á procura da indicação para a Vila, ou centro histórico não encontra nenhuma informação, e entretanto já passou o local onde estava o sinal que o obrigava a virar á esquerda...

Enviei este texto para a CMS, não sei se o irão ler, mas é necessário fazer alterações de sinalizações naquele local urgentemente.

Um abraço
Zé-Viajante disse…
Caro Pedro, um esclarecimento. Quem sobe a Av. Miguel Bombarda vindo da Vila ou da Alfredo da Costa pode seguir em frente e entrar na Rua João de Deus. Só os pesados (+ 5,5 t? não o podem fazer.E assim quem vem do Morais até à estação encontra em grande parte do percurso, dois sentidos.
Mas que tudo aquilo está confuso, está.
Abraço.

Quanto à sugestão à CMS parece-me que eles são Autistas. Oxalá tenha mais sorte.
pedro macieira disse…
Caro Viajante, o problema que indiquei, acontece precisamente quem vindo do Largo do Morais e desce a Rua João de Deus, com dois sentidos, encontra na estação da Cp, uma bifurcação, que devido ao mau posicionamento dos sinais, cria alguma confusão, criando a situação( que eu descrevi) de seguir em frente pela
Av.Miguel Bombarda (em contra mão),em vez de voltar à esquerda como obriga o sinal.

Penso que o problema pode ser minimizado, avisando quem desce com alguma antecedência da obrigação de voltar à esquerda, ou que a Rua deixa de ter os dois sentidos.
Hoje mesmo estive por volta das 20H00 no parque de Estacionamento 10 ou 15 minutos, (em frente à estação)e assisti a mais um carro ter de travar depois do sinal, por não ter entendido o sentido que devia seguir.
Quanto à CMS, até agora não me deu qualquer resposta, mas o meu e-mail, vai permitir que a partir de agora insista diáriamente até obter uma resposta.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva