Serra de Sintra

Pressionar imagem para ampliar

”Chamou a esta serra o nosso Gil Vicente dama polida,brava e doce, comtemplação de amores, e a amada do verão etc.; e pela sua doce temperatura he no estio encalmado frequentada da gente da Côrte, que alli aflue a buscar refrigerio ao calor, e repousar do continuo trafico da vida.
Quando o sol chega a essa quadra em que mais abrasa os habitantes de Lisboa, os de Cintra gosão da mais suave primavera, conservando-se o thermometro de Farenheit dez gráus mais baixo”.

“Cintra Pinturesca” Visconde de Jerumenha 1838

Comentários

greentea disse…
essaCintra Pinturesca me deixa desgostosa quando chego de Lisboa debaixo de um calor terrivel , pensando nas delicias de um banhinho na praia e com o aproximar da Serra vem o nevoeiro, a humidade , a necessidade de trazer sempre um casaco de malha de recurso para os dez ou vinte graus F a menos ...
pedro macieira disse…
É verdade, mas isso também o seu lado positivo, pois permite-nos fugir do calor (excessivo). E em Colares, onde existe um microclima, é refúgio seguro para quem não gosta de(ou não pode) apanhar muito calor.E nesta altura que o planeta sofre mutações climatéricas, não é de menosprezar um clima assim. (por enquanto...)

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar