Baías de piratas


“EM TEMPOS IDOS, no tempo dos faróis a azeite, é sabido que entre o Cabo da Roca e a Praia do Guincho se praticava uma autêntica pirataria terrestre.
Verdadeiros “clãs” de piratas (os “malveirões”), que sazonalmente residiam na Malveira da Serra, enganavam e atraíam aos rochedos, através de fogueiras que simulavam a aproximação da capital, as embarcações que rondavam o Cabo da Roca.Após os navios se despenharem, os sobreviventes eram dizimados e os despojos do naufrágio saqueados.”

Texto no "Sintra Cultural" da CMS de Outubro 2006

Comentários

rosa disse…
a minha imaginação é suficientemente fértil para ver as cenas... e as manhãs de neblina sobre a praia, tão características da zona, eram um óptimo aliado!
Os piratas actuais são igualmente terrestres, veja-se o I.V.A. e o I.R.S., a diferença para os "malveirões" é pouca, bem os "malveirões" tinhm que arranjar ou comprar o azeite para os "pseudo" faróis, hoje basta uma maioria absoluta.
greentea disse…
histórias q se perdem na bruma dos tempos...

tal como os livros q não me marcaram...perderam-se no nevoeiro da zona sem deixarem qualquer rasto

em tempos idos , éramos obrigados a "certas " leituras que nos impingiam os programas escolares e as bibliografias que os profs impunham
mas olha, apagaram-se-me totalmente da memória....


por isso não consigo responder ao desafio, não faço a minima ideia!
pedro macieira disse…
Greentea, Carlos Freitas,
actualmente continuam a existir baías de piratas, cá por estes lados....mas já não provocam naufrágios na costa, é tudo mais terreno.
Abraços

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva