Colocar o Chalet da Condessa d´Edla no mapa do Parque da Pena II


Visita ao Chalet da Condessa

Elementos do grupo cívico pelo restauro do Chalet da Condessa d'Edla, em Sintra, deslocaram-se ontem ao local,onde ainda que não acordado anteriormente reuniram informalmente com o presidente da Parques de Sintra Monte da Lua,prof.António Lamas,e técnicos de restauro em trabalho no local.
Ficou-se a saber que está em curso a recuperação daquilo que foi designado a 1ª fase da obra,isto é limpeza e restauro da infraestrutura,com substituição dos actuais andaimes calcinados por outros mais seguros ,bem como cobertura.
O trabalho da equipa do Instituto José de Figueiredo inclui recuperação e catalogação de estuques,madeiramentos e pinturas,o que nos pareceu estar a ser feito com critério e responsabilidade.
Curioso foi o reparo feito no local de que apesar de o chalet ter sido consumido pelo fogo,não há muitos vestigios de fuligem nas paredes,sendo maior o estrago ao nível dos madeiramentos.Fundamental em toda a obra será a reposição do jogo de revestimentos a cortiça,original numa construção aparentemente sem arquitecto,e realizada do acordo da condessa e D.Fernando com o empreiteiro da época.
Iremos pois regularmente visitando a obra,e nos próximos tempos serão efectuadas sessões públicas e intervenções artísticas em torno deste tema,com vista a criar uma nova polaridade no contexto do Parque da Pena e a salvar mais uma parcela do nosso vasto património.

Texto de Fernando Morais Gomes no Alablogue


Post relacionado:
-Colocar o Chalet da Condessa d´Edla no mapa do Parque da Pena-pressionar

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar