No tempo do plágio


ACTUALIZAÇÃO:Segunda-feira 03/09/2007-00h25m

Foram apagadas as fotos de que sou autor, publicadas abusivamente e com alteração de autoria no blogue “bombeirodedeus” a que se refere este post.

***************************************
"O plágio é o acto de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma."na WIKIPEDIA


Há pouco tempo Luís Filipe Meneses Presidente da Câmara de Gaia, e que disputa o lugar de líder do PSD, no seu blogue, tinha textos obtidos através de copy- paste da Internet assinados com o seu nome, o que não deixa de ser lamentável para um candidato a dirigente máximo do partido.

O exemplo parece que tem seguidores. Agora um blogger que também é bombeiro e que deveria ter um espírito humanitário e também ético, em função do seu papel na sociedade, autor de um blogue apologético da função dos soldados da paz ,denominado -”bombeirosdedeus”- para ilustração de um post sobre o incêndio recente em Sintra utiliza várias fotografias de que sou autor,( sem solicitar a minha autorização e que lhe daria com todo o gosto desde que me solicitasse) e não só publicou as fotos, como apagou o meu registo de autor inserto em cada foto, e colocou o dele!
Os originais são estes publicados em 23/8/2007 aqui e aqui.




Após vários comentários , deixados no blogue referido a solicitar a correcção do plágio - sem resposta, resolvi tornar este assunto público.

O plágio é aqui:

Comentários

Zé-Viajante disse…
Caro Pedro
A ética ou falta dela é assim.
E o exemplo devia vir dos soldados da paz.
Bombeirosdedeus ? Outros a invocar o Seu nome em vão?
Fez bem em denunciar a situação mas agora eles têm publicidade gratuita.
Um abraço.
Zé Maria disse…
Também reconheci a foto que me enviou o Pedro Cabral. Eu próprio publiquei essa foto no Arrumário, com a respectiva indicação de autoria.
Acho extraordinário que se faça uma coisa destas, sobretudo o arranjo das fotos que estão assinadas, colocando uma assinatura falsa.
É um blog a riscar do mapa.
Quem mente, na minha opinião mente sempre. Se as fotos são roubadas, nada me diz que os textos não o sejam.
Ainda bem que denunciaste.
Um abraço.

ZM
pedro macieira disse…
Eu sei que existem riscos de plágios, sobre aquilo que se publica na internet.E já tenho tido alguns, mas nunca detectei nenhum abuso como este.O facto de ter sido substituído o registo de autor nas fotos, para colocar o dele, é um facto que denota uma falta de valores, que vindo de alguém que tem a missão de ajudar o próximo,é um caso ainda mais grave , que merece ser denunciado públicamente. Também nesse blogue, existe outra foto que me foi enviada pelo autor a mim e ao blogue "arrumário", e que ambos publicámos, e também foi plageada, e inserido o nome do blogue pirata, como autor...

Portanto como o ZM diz no seu comentário, uma pessoa que faz isso, nada garante que o conteúdo daquele blogue não seja todo pirateado.
E no caso de me ter sido solicitado teria disponibilizado as fotos sem qualquer problema.

A minha próxima etapa, é obrigar a que aquelas fotos sejam apagadas daquele blogue.
Caso para afirmar como um bom Bombeiro pode virar um mau pirata!
pedro macieira disse…
Segunda-feira-00H25m
Foram apagadas as fotos de que sou autor, publicadas abusivamente e com alteração de autoria no blogue “bombeirosde deus”
Pedro Macieira
Anónimo disse…
Bom.. E não foram só as fotos. Os comentários que lá estavam, incluindo um meu, colocado ontem, onde reprovava o facto de utilizado as fotos sem referir o autor e pior adulterá-las como sendo suas...

E tinha também dito o mesmo que o ZM, antes de ler.

Como é que sei o que não é plágio naquele blog?

Hoje fui lá, esperando ver uma explicação, um pedido de desculpas, novo nos blogs, nunca tinha pensado no assunto (explicação que até é aceitável, na minha opinião), autor jovem, etc..

Mas não apaga-se tudo. Fotos, comentários.

Nem uma palavra sobre o assunto!!!

Não há uma lista negra de blogs com plágio (não assumido /esclarecido?)??

Mas devia haver.
pedro macieira disse…
Nuno Saraiva
Este "apagar" o abuso, talvez seja sinal de uma lição aprendida (pelo menos espero que tenha sido).E demonstrou também que é possivel na blogosfera algum controle sobre os piratas, mas também mostrou que existem pessoas com uma enorme falta de ética.
Não ficaria mal no local do "crime", um comentário justificativo do erro cometido.
Um abraço
rosa disse…
é caso para dizer: ó meu Deus... já nem os bombeiros escapam!!!
pedro macieira disse…
Gaia, pois é isso mesmo!Quando pessoas que deveriam ser de alguma forma exemplo, pois dedicam a sua vida a auxiliar o(s) próximo(s),não se espera que para fazer a apologia da sua arriscada missão, façam copy-paste dos trabalhos de outros...e coloquem o seu nome como autor.
E neste caso o autor da fotos, esteve envolvido juntamente com outros bombeiros no cenário do incêndio.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar