Alta tensão no Concelho de Sintra IV

Acção principal contra linhas de muito alta tensão teve início hoje de manhã no tribunal de Sintra

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra iniciou hoje a audiência da acção que a autarquia de Monte Abraão moveu contra a Rede Eléctrica Nacional para que desligue a linha de muito alta tensão que percorre o concelho.(percurso entre Fanhões e Trajouce, no Concelho de Sintra).

A Junta de Freguesia de Monte Abraão (Queluz) recorreu então para o Tribunal Central Administrativo do Sul que obrigou a REN a desligar a linha de muito alta tensão que liga Fanhões a Trajouce. A REN recorreu desta decisão para o Supremo Tribunal Administrativo, que manteve a decisão da instância anterior, de obrigar ao desligamento da linha.

Hoje a REN, na audiência, apresentou estudos que pretendem provar que não existe perigo para a saúde, a passagem aérea da linha de muito alta tensão em zonas habitacionais. Fátima campos,(Presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão, que lidera a contestação), pediu tempo para analisar o relatório apresentado, e afirmou que aqueles resultados foram testados com a linha a funcionar a 25% da sua capacidade de transporte, e pretendia que os testes a efectuar fossem feitos com a linha a funcionar a 100%.

A Presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão, criticou de novo a Câmara Municipal de Sintra pela seu alheamento na constestação da instalação da linha de muito alta tensão.

A próxima sessão, ficou marcada para o próximo mês de Novembro.
Post relacionado:
-Alta tensão no Concelho de Sintra III-pressionar

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva