A Casa Branca das Azenhas do Mar

A Casa Branca , nas Azenhas é talvez a obra mais supreendente do arquitecto Raul Lino, (1879-1974), construída em 1920 enquanto residência de férias para seu próprio uso, e por esse motivo sem grandes exigências de projecto, a casa tem uma estrutura simples e denota alguma austeridade tanto no espaço interior como na sua imagem exterior.
" A pequena e despojada, Casa Branca das Azenhas do Mar foi construída em 1920. De acordo com o projecto do próprio arquitecto, a casa de férias implanta-se extraordinariamente no alto de uma escarpa. Volumetricamente equilibrada, com descoincidentes janelas de forte cromatismo e grandes pedras nos alpendres e contrafortes que jogam harmonicamente entre a alva cobertura e as paredes. O agreste vegel enquadra e indicia a edificação de grande pureza plástica e o fortíssimo carácter do arquitecto Raul Lino. "
C.M.S. - Divisão de Património Histórico-Cultura

"Em 1920, Raul Lino projecta e constrói a Casa Branca, em Azenhas do Mar . Esta casa afirma os princípios do modelo formal da Casa Portuguesa, ao mesmo tempo que se despoja de todo o elementos ornamentais supérfluos. Mínima em área, mínima em adornos decorativos, apresenta a relação inicial da casa balnear com a falésia. Talvez se anuncie num minimalista formal tudo em que acreditava. Simples, de raiz popular, bem exposta ao sol e alpendurada numa falésia sobre o mar."


Posts relacionados:
-Casa Branca de Raul Lino-pressionar
-Casa Branca de Raul Lino II-pressionar

Comentários

Zé-Viajante disse…
Uma linda casa num sitio espectacular.
pedro macieira disse…
Esta casa fascinou-me desde sempre, e aquele local é de certo um dos sitíos com melhor vista para o atlântico.
Um abraço
Anónimo disse…
Gostava de saber de onde tirou o pequeno texto, que cita, de Eduardo Cardoso Mascarenhas de Lemos. "Housing, ...... O locus e a Casa Sobre o Mar", é o título de uma publicação ou apenas um artigo?
ereis
pedro macieira disse…
Emilia,
O texto referido, foi encontrado aqui:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=429385

E a ref. completa é:

Eduardo Cardoso MASCARENHAS DE LEMOS “Housing, O Domínio do Privado A Procura do Lugar. O locus e a Casa Sobre o Mar”, in, Modelos urbanos e a formação da cidade balnear. Portugal e a Europa, tese de doutoramento em Arquitectura, especialidade de Planeamento Urbano, Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Wroclaw, Polónia, 2006.

Um abraço
Zé Maria disse…
Provavelmente viste este post na altura, mas aqui fica a referência:
http://arrumario.blogspot.com/2006/09/simptica-tertlia.html
Tem imagens do interior da Casa Branca.
ZM
Anónimo disse…
Pela informação prestada, agradeço a ambos.
ereis

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva