Os apagões da REN

Após mais um desaire nas suas intenções ,desta vez por parte do Tribunal Constitucional, a REN vem em esclarecimento publicado hoje em vários jornais explicar que " procederá ao desligamento imediato da linha decorrente de acórdão do Tribunal Central Administrativo do Sul"-acrescentando "mas sem prejuízo da reclamação para a Conferência que a lei permite" e temendo " que as populações e as actividades económicas não venham a ser afectadas por esta medida que é compelida a tomar, dada a evidente perda de qualidade técnica".
Fátima Campos, principal impulsionadora do processo judicial contra a empresa, adiantou em conferência de imprensa pretender "desmistificar e denunciar a campanha de terrorismo psicológico que a REN, após a decisão do Tribunal Constitucional, está a fazer junto das populações".
"É só para condenar e dizer olhos nos olhos aos responsáveis da REN que não mintam à população portuguesa pois não é verdade que se esta linha for desligada as pessoas ficam sem luz. Se acontecer será por má fé e por terrorismo por parte da REN", referiu a Presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão que tem tido a coragem de liderar a contestação à instalação da linha aérea de muito alta tensão Fanhões- Trajouce.

No Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra corre ainda a acção principal movida pela autarquia, que terá a sua quarta audiência de julgamento a 23 de Janeiro de 2008.

Lamentável a atitude desta empresa que continua a fazer guerra às populações afectadas pela instalação, das suas linhas de muito alta tensão, após o Ministério da Indústria, e da própria autarquia Sintrense, terem aceite pagar os custos do enterramento da linha.
Posts relacionados:
-REN perdeu recurso no Tribunal Constitucional-pressionar
-Mudanças na Muito Alta Tensão em Sintra-pressionar



Comentários

Anónimo disse…
Ao que parece as linhas vão passar no mesmo sitio mas debaixo de chão, o que quer dizer que em vez de passarem a 20 e tal metros das pessoas vão passar a 2/3 metros. Se o problema das pessoas for a radiação electromagnetica não me parece que fiquem melhor servidas...
pedro macieira disse…
Com o enterramento da linha as populações que hoje tem as linhas de muito alta tensão por cima das suas cabeças, poderão ter um maior descanso pois , as linhas produzem ruídos incómodos para que a vida das pessoas decorra de forma normal, além de que as dúvidas sobre os efeitos para a saúde, provocam um alto stress e um angústia, que tem efeitos negativos no bem estar das pessoas que vivem ao lado dos postes das linhas de muito alta tensão.

Quanto aos efeito para a saúde, desde que as linhas enterradas não passem por baixo dos chãos das habitações temos algumas distâncias que permitirão
ter algum descanso sobre os efeitos negativos da radiação electromagnética.

Em relação ao ambiente no espaço da linha enterrada permite que a paisagem volte a ter o aspecto natural, coisa que com enormes postes de 5o em em 5o metros não acontece.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva