Praia das Maçãs : Curiosidades

Uma foto de uma interessante entrevista, de Maria Eugénia Neto, viúva de Agostinho Neto na revista do Única, do jornal "Expresso" de 5 Janeiro de 2008, com a legenda:

“Maria Eugénio e Agostinho Neto de férias na Praia das Maçãs, em 1962 antes da fuga de barco para Marrocos”

A legenda da foto, fez-me tentar saber um pouco mais da razão da presença de Agostinho Neto nos anos sessenta, neste acolhedor local. Não foi necessário uma grande investigação, pois José Alfredo da Costa Azevedo, em” Litoral e Planície saloia", descrevendo uma zona habitacional da Praia das Maçãs, escrevia :

Esta área muito ampla (Estrada da Tomadia), tem já bastantes vivendas (1984). Entre ela, existe uma, lá no alto, rodeada por densos pinhais, conhecida por «Casa das Palhas» que, segundo me informaram, pertence à sogra do Dr. António Agostinho Neto, falecido há uns anos e que foi o primeiro Presidente da República Popular de Angola, após a independência desta antiga colónia libertada da tutela portuguesa depois da revolução do 25 de Abril. Nesta casa, o Dr.Agostinho Neto, por vezes, fazia prolongadas estadias, umas para descansar e outras, o que também consta, para fugir à famigerada PIDE, com a qual teve alguns problemas, o que aconteceu a muita boa gente.”



Imagens da Praia das Maçãs (Inverno 2008)










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva