A violência doméstica no Concelho de Sintra

Uma notícia do jornal "Correio da Manhã" de 9/03/2008, alerta para uma situação, que deverá ter a nossa maior atenção - sinal claro de agravamento da crise social, no Concelho de Sintra.
«A Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa decidiu especializar a investigação dos casos de violência doméstica na comarca de Sintra, depois de concluir, através de uma análise da criminalidade na zona, que a violência no seio da família “assume particular significado”.

Só no início do ano, durante o mês de Janeiro, chegaram aos serviços do Ministério Público de Sintra 112 inquéritos relacionados com o crime de violência doméstica, enquanto em 2007 foram recebidos 793 casos, disse fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao CM. Explicando que a violência no seio da família tem “fundamentalmente” como vítimas mulheres, crianças e idosos – algumas das quais pessoas indefesas que a Lei de Política Criminal determina deverem ser particularmente protegidas – e que esta é uma situação em que se exige ao Ministério Público “resposta pronta e adequada, preventiva e punitiva”, a procuradora distrital, Francisca van Dunem, determinou a implementação de um modelo diferenciado para este crime em Sintra. (...)»
Notícia integral do "Correio da Manhã- aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva