Seteais em 1928

Na altura em que o concessionário de Seteais, o grupo Espírito Santo/Hotéis Tivoli proibiu o acesso público aos Jardins de Seteais, (que há mais de duzentos anos é público) durante um ano, com a complacência da autarquia Sintrense e dos “Parques de Sintra Monte da Lua”- documento fotográfico datado de 1928 mostra uma cerimónia pública no terreiro dos Seteais, na presença do Presidente da Républica de então, General António Oscar de Fragoso Carmona.

“Incluido no programa das festas,(Nossa Senhora do Cabo) foi organizado nos Seteais um festival de bombeiros que presidiu o Presidente da Républica General António Oscar de Fragoso Carmona(...)”.

Revista" ABC "de 13 de Setembro de 1928

Desfile de bombeiros perante o Presidente da Républica, em Seteais

Seteais em Maio de 2008
-Acessos proibidos-aqui
-Fotos encontradas em “Cem anos a fazer o bem” Associação dos Bombeiros Voluntários de Colares 1890-1980 de António Caruna

Comentários

Zé-Viajante disse…
Um grande abraço, Pedro.
A ausência não tem sido agradável.
Mas sei que o Rio das Maçãs vai sempre no bom caminho.
Como filha dessa terra linda, e como, tanto por aí passeei, namorei e fotografei tão belas paisagens avistadas do miradouro torneado de centenárias Glicinias, não posso de forma alguma concordar com esta medida que foi tomada.
Espero que rápidamente seja tomada uma decisaõ, que abra novamente essas portas. Quanto mais não seja colocando guardas para que a integridade do campo e jardins seja assegurada.
Beijos.
pedro macieira disse…
Viajante,
Espero que a presença do Trans-Atlântico regresse aos mares profundos rápidamente.
Um abraço
pedro macieira disse…
Pandora,
Esta medida prepotente de um concessionário,com a complacência daqueles que deviam proteger o património público é escandaloso.
Espero que movimento de protesto aumente e obrigue a regressar ao público aquilo que há mais de duzentos anos é do dominío público.
Um abraço.
Tui disse…
DEixem de ser patetas e deixem de lado esses sentimentos mesquinhos e tristes... mas voces acham realmente normal que se deveria de permitir passeios nos jardins de Seteais quando toda aquela area parece um estaleiro?? Voces nao tem noção, pois nao? E a outra Sra ainda diz para se pôr 1, repito um, guarda na porta... pelo amor de Deus... construam, nao destruam!!
pedro macieira disse…
A questão mencionada no post foi um pouco ultrapassada, porque o acesso ao Terreiro de Seteais, foi de novo aberto ao público, como foi sempre.
Quanto ao construir, é verificar o que aconteceu a um centenário tanque de água que agora foi transformado em casa das máquinas, com um espelho de água, a imitar que está cheio...
cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar