Telhados de Sintra


O estado degradado do telhado do Café Paris, localizado em pleno centro histórico da Vila velha, junto ao Palácio Nacional de Sintra.


Sintra recebe conferência internacional sobre Património da Humanidade
Vila fundadora da Aliança das Paisagens Culturais Património da Humanidade em conjunto com Aranjuez e Ibiza, Sintra recebe a segunda conferência do grupo. De 30 de Setembro a 2 de Outubro, representantes de países como a França, Áustria ou Noruega debatem a agenda das regiões com património reconhecido pelas Nações Unidas.

No Alvor de Sintra
“Elevada a Paisagem Cultural do Património da Humanidade durante a 19ª Sessão do Comité da UNESCO, ocorrida a 6 de Dezembro de 1995, Sintra é um imenso livro aberto cheio de imagens do Passado, emolduradas num Natureza fascinante.”
Encontrado no folheto “Sintra património mundial” da CMS

O edifício do Café Paris hoje.
O edifício do Café Paris esteve em obras em 2007.



Comentários

Anónimo disse…
Uma delícia, meu caro. Espero que seja secção para se manter, telhados os casas históricas de Sintra, por exemplo...
Anónimo disse…
Aquele telhado pertencia ao Hotel Central ... e encontrava-se no estado em que o mesmo estava qundo foi em tempos fechado !!
Anónimo disse…
Sim, o anónimo tem razão, o 1º andar e sótão eram ocupados pelo Hotel Central ... serviam para estender roupa ... e guardar coisas!
pedro macieira disse…
Jofre Lima,
Estes casos de de património abandonado e degradado em Sintra é inexplicável, ainda mais grave é em pleno centro histórico na moldura como o próprio Palácio Nacional de Sintra, como o caso referido do telhado, mas também o antigo Hotel Netto, local predilecto de Ferreira de Castro, e que está abandonado, quase uma ruína, mesmo ao lado do Palácio...
Um abraço
pedro macieira disse…
Caros anónimos,
Agradeço as vossa correcções, sobre a propriedade do degradado telhado que atribuí erradamente ao edificío do Café Paris.

Não sendo do Café Paris, a imagem de degradação recai de facto sobre este estabelecimento.Sendo a Vila de Sintra classificada como Património Mundial pela Unesco, estando este imóvel junto ao local mais visitado de Sintra, o Palácio Nacional, e ficando registado em milhares de fotografias que se tiram diáriamente daquele local , não é compreensivo como não foram até hoje tomadas medidadas para o restaurar, o mesmo acontece com outros edificios históricos por Sintra, e alguns na Vila Velha pertença da própria autarquia.

Tentei junto dos escritos de José Alfredo da Costa Azevedo, saber mais sobre o Hotel Central e o Café Paris e relativamente à esplanada do Café Paris assunto que abordou diversas vezes, escreve:
“Entre as varandas do Café Paris e a do Hotel Central existia um espaço aberto que, embora pouco, iluminava a Rua dos Arcos, que já era uma via escura , pois fica sob essas varandas. O proprietário do Café Paris (parece que é dono da Vila)prolongou a sua varanda até unir com a do Hotel Central e as pessoas que utilizam essa via pública têm que caminhar às apalpadelas.”
Talvez esta “mistura “ dos dois imóveis tenha sido a causa da confusão da minha parte em relação ao telhado.

Assunto que voltarei a abordar logo que obtenha mais alguma informação.
Agradeço mais uma vez a vossa participação.

Abraços

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar