A Casa do Eléctrico em Sintra

Inaugurado este mês um novo espaço em Sintra, na reabilitada Vila Alda. Após uma intervenção que orçou os 411,825 Euros , o novo espaço denominado “Casa do eléctrico” ( terminal da linha que actualmente chega só até à Ribeira de Sintra), reabilitou uma moradia tradicional da Estefânia,mantendo o seu anterior aspecto exterior. Do eléctrico de Sintra tem muito pouco, seja em peças de interesse histórico ou mesmo documentação fotográfica sobre aquele meio de transporte, inaugurado em Março de 1904.

No interior um espaço amplo, em que no primeiro piso tem presentemente uma exposição etnográfica sobre “Sintra Saloia” com vários artefactos ligados à produção do famoso vinho de Colares, e que pretende ser um espaço de cultura com exposições rotativas sobre várias temáticas.

Aguarda-se que a “Casa do Eléctrico” futuramente se torne um local onde seja possível reviver através do eléctrico uma parte da história de Sintra, e das etapas da construção da linha que da Vila Velha chegou até às Azenhas do Mar.



Comentários

CAP CRÉUS disse…
Pelo menos, a casa ficou arranjada!
O resto pode ser que venha depois.
pedro macieira disse…
cap créus,
Sim a reabilitação da Vila Alda, é um facto positivo.Mas o facto do novo espaço ser denominado de "Casa do Eléctrico", seria expectável encontrar referências sobre este antigo meio de transporte de Sintra, e uma autêntica imagem de marca.Como não é isso que acontece, custa a entender a razão porque a CMS, não conseguiu obter documentação e fotos antigas, que existem publicadas em diversas publicações para expor neste espaço.
Um abraço
Zé-Viajante disse…
Pedro
Não custa assim tanto a entender...
È a "nossa" CMS como a conhecemos.
pedro macieira disse…
viajante,
Fiquei realmente admirado com a ausência de referências ao eléctrico de Sintra, num local que era suposto encontrar documentos e fotografias desde 1904.Sendo uma iniciativa da própria CMS, "dona" do eléctrico...
Um abraço
Luis Carvalho disse…
Tudo o que é relacionado com a história do Eléctrico a câmara pode obter, existe sim falta de interesse que a própria tem sobre o Eléctrico de Sintra, acredito que tenham mais preocupação em divulgar Sintra em geral e não só o Eléctrico.
pedro macieira disse…
luis Carvalho,
Como já comentei fiquei admirado pela quase ausência de referências e documentação sobre o eléctrico no espaço denominado "Casa do Eléctrico", espero que a pressa para inaugurar o espaço seja a justificação.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar