Da Ardósia ao Magalhães

Nos anos 50 os alunos da Instrução Primária em Portugal usavam a ardósia para os seus exercícios escolares- 58 anos depois, chega às salas de aulas do 1º ciclo do Ensino Básico o computador “Magalhães”.

Entretanto em 1982 chegou a nossas casas o "Spectrum", uma revolução na utilização de computadores domésticos, o que permitiu a muitos de nós o acesso à linguagem de programação Basic, e também longas horas de entusiasmantes jogos, hoje superiormente substituídos pelas consolas; “Playstation”(1994), “Xbox”(2001), etc.


O “Magalhães” terá de certeza efeitos positivos nesta geração que agora inicia o seu percurso escolar. A Internet que nos anos 80 não existia é mais um factor a possibilitar a chegada do conhecimento em tempo real às salas de aula através do “Magalhães”. Os professores tem um papel importante na integração desta nova ferramenta, agora em número igual aos dos alunos em cada sala de aula – preparar esta geração para os desafios técnológicos que irão surgir cada vez com maior frequência, numa altura em o que a realidade já ultrapassou o que os mais velhos consideravam ficção cientifica.

Especificações técnicas do Magalhães

Processador Intel (a partir de 900Mhz)

Disco rígido de 30 GB (Windows XP e Linux)

1 Gigabyte de memória RAM (DDR2

LCD 8,9"

Eth 10/100, Wi-Fi, 2 portas USB, Leitor SD

Bateria de 4 células

Webcam

Colunas de som

Microfone incorporado

Resistente ao choque

Teclado resistente ao derrame de líquidos

O preço para os alunos será de 50 euros, para o escalão C será de 20 euros e para os escalão A e B será gratuito. A distribuição do “Magalhães” faz-se no âmbito do programa “e-escolinha e está previsto a distribuição de 500 mil computadores até ao final do ano.


*Foto da ardósia encontrada no site : O mundo faz de conta

*Foto do "Magalhães" encontrada no site: Kerodicas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar