A Igreja do Século XVI da Ulgueira


Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Ulgueira

A fundação da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Ulgueira data da década de 60 do século XVI, situando-se num época em que a região de Sintra conhecia um interessante surto construtivo, derivado do facto de acolher a Corte por diversas temporadas, e ser desde o início da centúria o destino preferencial das famílias aristocráticas lisboetas (SERRÃO,1989,p.54).


Embora esteja actualmente muito descaracterizado devido a uma campanha de obras setecentista, este templo é definido como uma "característica construção maneirista" (Idem, ibidem).
Da estrutura original conserva o portal, datado de 1566, que se constituí como o elemento de maior destaque do templo pela erudição do seu programa. Edificado segundo um esquema serliano, apresenta portal de volta perfeita, alteado, inserido num frontão recortado decorado por urnas, mascarões e cartelas roll werk, inspirados nas gravuras de grotesco flamengas (Idem, ibidem).


O programa decorativo da capela-mor da igreja data de finais do século XVIII, sendo o espaço revestido por painéis de azulejos dedicados a temas da Vida da Virgem, nomeadamente a Anunciação, o Casamento da Virgem, São Joaquim e Santa Ana.


O retábulo, em talha dourada, data da mesma época, e o tecto de madeira que cobre a capela é abobadado e pintado com medalhão de Nossa Senhora da Conceição e ornamentos vegetalistas. Tanto o retábulo-mor como o tecto de madeira foram restaurados entre 1994 e 1996 pela Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra.
Catarina Oliveira

IPPAR/2006

Texto do site do Instituto Português do Património Arquitectónico

Acções em curso para a requalificação da Igreja

Com o intuito de angariar fundos para a recuperação da Igreja, Os Amigos da Igreja da Ulgueira,em 26 de Julho, organizaram um concerto musical com a soprano Teodora Gheorghiu, a pianista Joana Barata e o Guitarrista Bruno Ribeiro (guitarra clássica).

A Câmara Municipal de Sintra , atribuiu o montante de 35,000 Euros para apoiar a obra de requalificação da Igreja da Ulgueira (J.de Sintra de 29 de Agosto 2008).

Também o blogue “Ulgueira Viva” dá noticia das actuais intervenções do IGESPAR, no sentido do inicio das obras se iniciarem no mais curto espaço de tempo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar