A nacionalização dos prejuízos do BPN

BPN nacionalizado este fim de semana
Balcão de Sintra um dos 213 balcões da rede BPN

"O valor das perdas apuradas até agora ascende a 700 milhões de euros, dos quais 180 milhões já constavam das contas do banco, sendo o restante proveniente de um "balcão virtual" por onde passavam operações paralelas, no total de 360 milhões de euros, e só recentemente detectado, e mais 160 milhões de euros calculados através de uma auditoria prestes a finalizar na instituição. A este montante devem ser abatidos 460 milhões de capitais próprios. Como estes valores são estimativas, o intervalo para o buraco líquido previsto actualmente andará, assim, entre 240 e 300 milhões de euros."
Jornal "Público" de 3 de Novembro de 2008

Comentários

Anónimo disse…
O nosso dinheiro serve para salvar bancos geridos por corruptos e incompetentes. Quando o capitalismo estoira, recorre-se a medidas socialistas para salvar a situação. E já agora, quem pune os responsáveis?
pedro macieira disse…
barão da lapa,
Depois do episódio do BCP ligado à OPus Dei, temos agora BPN, ligado ao PSD. que mais irá acontecer.
Entretanto temos um Banco de Portugal,com Vitor Constâncio do PS, (onde também esteve a actual lider do PSD), que nunca se apercebeu de nada anómalo na banca.
Depois de algumas vozes reclamarem "menos Estado, melhor estado" e mesmo a privatização da CGD, aceitam que o tal estado dê avales, avance com milhões de euros e nacionalize um dos seus bancos privados... e quem vai pagar estes desvarios privados todos é o Zé Povinho, que viu ser criticado por estes barões da alta finança do aumento de míseros 24 euros no ordenado minimo nacional, dos mais baixos desta rica Europa...
E o mais curioso é que a culpa morre sempre solteira.
Ninguém será responsabilizado, por estas fraudes,nem na "Operação furacão", nem no BCP e agora nesta estranha nacionalização dos prejuízos do BPN, deixando de fora a Holding Sociedade Lusa de Negócios, e assumindo o governo que os acionistas irão ser indemnizados !!!

Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva