Sintra em 1907

LIGA PROMOTORA DOS MELHORAMENTOS DE CINTRA

“Constituiu-se há pouco com este titulo uma sociedade cujo fim patriotico é promover os melhoramentos indispensaveis em Cintra, para que esta pittoresca estancia seja o que requer a sua prevelegiada e unica situação entre os mais bellos sitios da Europa.

(...) Não se trata da realização de melhoramento local, inspirado pellas bellezas sem par d'esse Eden, immortalizado por Byron no seu Child Harold, mas sim do começo de execução de um vasto plano tendente a valorisar economicamente o capital opulento, que a natureza com mão prodiga doou e que por um criminoso desleixo até agora temos votado ao mais completo desprezo.

(...) E no entretanto esses viajantes ao chegarem aqui encontra um sitio sem agua, sem luz, sem hoteis dignos d'este nome, mal servidos de comboios, sem um parque publico na terra dos mais famosos parques do mundo, sem um casino sem nenhum dos attractivos emfim, que fixando-os por alguns dias, os obrigariam a deixar aqui parte d'esse dinheiro, que por culpa nossa e nossa incuria, elles vão gastar em outras estações do continente

(...) É preciso que esta vergonha nacional cesse por interesse do paiz e para honra do nosso nome de gente civilisada.”

Terminava o articulista da Revista Brasil-Portugal de 16 de Outubro de 1907, considerando que “Patriotica é pois a iniciativa do grupo que fundou a Liga promotora dos melhoramentos de Cintra, e muito deve desde já o paiz em reconhecimento.”

Da "Liga Promotora dos Melhoramentos de Cintra" faziam parte o Conde Mesquitella, Conde de Caria,Dr. António A. De Carvalho Monteiro, Consiglieri Pedroso,Collares Pereira, Raul Lino entre outros.

Revista Brasil-Portugal ,Nº210 de 16 de Outubro de 1907

*ortografia e pontuação conforme texto original

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva