A Ida para a Romaria

Revista "Occidente" de Agosto de 1881

Desenho de S.M.El-Rei D.Fernando

O desenho, com que o real artista nos fez a subida honra de presentear, representa a ida para a Romaria, para uma romaria antiga, coeva d’aquelle grotesco chapéo de sol da comica figura, que occupa o logar principal do quadro e d’aquelle enorme chapéo alto d’aquelle cavalleiro, que já lá vae um pouco adiante, entre nuvens de poeira levantadas pelas patas do seu cavallo.
(...)
Ha em todo o quadro, apanhado rapidamente do natural, por força de remeniscencia d’uma scena presenceada ha tempo, um tom ligeiramente humoristico, que lhe dá uma feição alegre que lhe realça muito o merecimento.


Na Revista "Occidente" de 11 de Janeiro de 1881

*Ortografia e pontuação conforme o original

Comentários

Rui Silva disse…
D.Fernando foi um provocador no melhor sentido da palavra, ironizando a sociedade de então, na qual se incluia, e da qual ia bebendo (quisesse ou não) os defeitos e as virtudes. Magnífico post, Pedro!
pedro macieira disse…
Rui,
Realmente Sintra sem a intervenção de D.Fernando não era o que é.E será bom que os "herdeiros" deste rico legado o preservem, embora ultimamente os riscos disso não acontecer tenham aumentado grandemente.
Um abraço
Anónimo disse…
Não conhecia este "patusco" desenho de D.Fernando. A descrição pormenorizada que dele faz a revista "Occidente" de Agosto de 1881, também está muito interessante. Gostei muito.
Obrigada.
ereis
pedro macieira disse…
ereis,
De facto é uma gravura muito interessante, e oferecida à revista pelo próprio D.Fernando
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar