Palácio de Monserrate - Imagens

Hoje na sequência do post de dia 4, ainda que a luz do dia e o tempo, não fosse muito favorável, estive de tarde no Parque de Monserrate.Aqui ficam algumas imagens do exterior do Palácio, pois no seu interior a PSML não permite fotografar.

“De todos os que, ao longo dos séculos, foram dando vida a Monserrate, Emma Gilbert* destaca dois em especial.O primeiro é Francis Cook que, ao casar em segundas núpcias com uma americana, desposou aquela que iria tomar a iniciativa de abrir os jardins ao público, delimitando apenas a casa por um Arco Indiano.Era uma mulher muito avant-garde alguém que tinha como lema: “My mind my kingdom is.” O segundo é William Beckford, o homem que soube, quase cenicamente criar percursos diferentes ao longo do parque, percursos que se podem seguir segundo o estado de espirito(...)”

*Emma Gilbert, Presidente da Associação Amigos de Monserrate

No “Guia Sentimental – PARQUE PARAQUE TEQUERO” Ed.Pedra da Lua

O hall de entrada fotografado do exterior do palácio

Comentários

Zé Maria disse…
Já agora, na última visita que fiz ao interior do palácio de Monserrate, tirei dúzias de fotos e ninguém me disse nada:
http://arrumario.blogspot.com/2005/10/monserrate-ii.html
Ou esta regra é nova ou o melhor é mesmo fazer de conta que não existe. Eu não sabia que havia proibição e fotografei tudo o que quis, tranquilamente.
Um abraço.
ZM
pedro macieira disse…
zm,
Só agora li o teu post sobre as fotos "clandestinas" nos monumentos de Sintra.Este assunto é realmente bizarro, a minha outra experiência foi quando pretendi tirar fotos do interior de um local em sintra denominado "Casa do Eléctrico" que do eléctrico de Sintra quase não tem nada.Foi necessário esperar que chamassem o responsável daquele local para ser autorizado a fotografar o interior de um edificio aberto ao público em finais de 2008, com uma exposição sem qualquer peça de valor especial...
Estou de acordo que galerias de arte em que as pinturas sensíveis pela sua antiguidade sejam afectadas pelos flash da máquinas e agora telemóveis haja algum cuidado, agora no Museu de Odrinhas!!! onde o que está exposto são lápides, tumulos em boa pedra que tem resistido séculos e séculos...

Estive no Museu da Marinha, e fotografei perfeitamente à vontade tudo que pretendi, logo se o Museu
ficasse tutelado por estas pessoas da PSML, teria cometido uma grave infracção...

Talvez seja altura de criar um movimento de forma acabar com estas prepotências daqueles que só pensam que o património que lhe foi entregue para gerirem, é uma máquina de fazer dinheiro sem terem em consideração o interesse de serviço público.

Um abraço
Anónimo disse…
Estou perfeitamente de acordo com o que escreveu o Pedro Macieira, embora, no interior do Palácio da Pena, pela exiguidade das dependências, pela quantidade de objectos e mobiliário expostos e, sobretudo, pela grande afluência de visitantes que no Verão esperam em fila, muito tempo, para poderem entrar, talvez se pudesse justificar essa proibição. De qualquer modo, se essa fosse a razão, deveria ser explicado aos visitantes o porquê de não ser permitido fazê-lo.

No interior do Palácio Nacional de Sintra, por exemplo, é permitido livremente fotografar e filmar, salvo em caso de ser para fins profissionais, só aí, essa autorização terá que ser requerida.

Mas, ainda a propósito de proibições aconteceu-me outro dia o seguinte:
Subi por Santa Maria a caminho do Castelo dos Mouros e fui apanhando, do chão, algumas folhas de eucalipto que pela sua côr chamaram a minha atenção. Quando ia para entrar dentro da zona das muralhas o vigilante que estava à porta disse-me que eu não podia entrar com aquelas folhas na mão porque:e levou-me a ler o regulamento dos visitantes que ali está afixado que diz que é proibido colher ou apanhar plantas... Recusei-me a deitá-las fora e então, disse-me o senhor, que era sob a minha responsabilidade que entrava com elas.
Claro que eu entrei.
Enfim ...
emília reis
pedro macieira disse…
emilia reis,

Este post permitiu criar um pouco de discussão sobre esta medida bizarra da PSML, e talvez lançar um debate que permita que haja mais bom senso no futuro.

Aqui neste blogue:

http://iphil.com.pt/177255.html#comentarios

A questão da proibição das fotografias foi mencionada.
Um abraço
Anónimo disse…
cuidado com o que diz na sua primeira resposta (em relação à casa do eléctrico), pedro macieira, deveria informar-se um pouco melhor, antes de informar os outros ou usar a "desinformação" para justificar um ponto de vista. Actualmente, encontram-se nesse espaço, cerca de 60 fotografias retrospectivas sobre o eléctrico, bem como algumas peças de algum interesse.
pedro macieira disse…
Caro anónimo,
Visitei em Outubro de 2008, e publiquei no blogue:

http://riodasmacas.blogspot.com/2008/10/casa-do-elctrico-em-sintra.html

um post sobre essa visita. Em Outubro para decepção minha a "Casa do Eléctico", tinha um pequeno expositor com 4 ou 5 peças relativas ao eléctrico, e nada mais. No primeiro andar tinha uma exposição sobre o ambiente rural de Sintra, mais propriamente sobre o Vinho de Colares.
Vários posters (placards) promocionais de Sintra, um piano e nada mais.Posso provar com fotos tudo isto.
Se actualmente tem 6o fotografias sobre o eléctrico, optimo. O curioso da situação é ter sido inaugurado um local em Setembro ou Outubro de 2008, denominado "Casa do Electrico" , e não ter documentação exposta, peças ou fotos relativo ao dito.

Falei na altura com responsável daquele local, que me explicou que não tinha sido possivel obter peças nem fotos porque faziam parte de colecções particulares...
Também tive que falar com ele para me autorizar a tirar as fotos que possuo e as que publiquei.

Tive todo o cuidado e bastante pena quando escrevi o post em Outubro de 2008. Porque se tiver o cuidado de analisar o meu blogue , vai reparar que desde 2006, o eléctrico de Sintra é um assunto, talvez, o que está em maior numero de vezes publicado. E sempre como elemento essencial no cenário de Sintra.
Cumprimentos

PS :O relato que fiz da dificuldade em fazer fotos no "Casa do eléctrico" não é dito que foi recentemente
Anónimo disse…
A permissão para fotografar levanta questões sobre o verdadeiro motivo que impede de o fazer. Em Paris, no Louvre, apenas o galeria de pintura italiana do renascimento está interdita. E, à excessão da Mona Lisa, há alguma facilidade em fotografar.
pedro macieira disse…
Anónimo,
Obrigado pelo comentário.
assunto também abordado aqui:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2009/02/regulamento-da-psml-e-as-fotografias.html

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva