O mistério do nome da estrada velha de Colares III-Actualização

Esclarecimento
A preciosa colaboração de Emilia Reis, no perfil de José Vicente Barbosa du Bocage que foi publicada ontem, permite corrigir a informação em que era mencionado de que este Barbosa du Bocage não teria nada a ver com Sintra, como o seu familiar o poeta Setubalense Manuel Maria Barbosa du Bocage.

Transcreve-se o comentário de Emilia Reis:

“Por informação verbal do Eng. Fernando Louro Alves soube que o Dr.José Vicente Barbosa du Bocage, além de político, tinha sido também um eminente sábio naturalista, hoje injustamente esquecido, fundador do Museu de História Natural da Faculdade de Ciências de Lisboa que, em 1858 tomou o seu nome, e que, grande apaixonado por Sintra, tinha vindo residir para a Villa Roma (que se situa, como sabemos, em frente à Quinta da Regaleira, na dita Rua Barbosa du Bocage) nos últimos tempos da sua vida, já cego, porque ali queria morrer, o que veio a acontecer em 1907.

Isto faz sentido porque o Prof. Mário de Azevedo Gomes, na sua Monografia do Parque da Pena afirma que, a Tapada Roma que confina com a Tapada da Vinha Velha, propriedade comprada por D.Fernando, tinha pertencido a Barbosa du Bocage, acrescentando também que, o mesmo, fazia gala nas plantações que aí mandou fazer, na mesma altura em que estavam a ser efectuados os maiores trabalhos no Parque da Pena.”
Após esta correcção, foi encontrada mais uma referência sobre o Barbosa du Bocage Sintrense num interessante trabalho da Professora Teresa Ferreira do Amaral.

A Villa Roma
"Vila Roma foi idealizada e construída por Carlos Morato Roma, tendo-se tornado residência de Verão dos principais membros da família, muitos dos quais ( a começar pelo autor da casa), grandes vultos da política portuguesa. Nesta casa viveram figuras como: • Carlos Morato Roma (conselheiro), que foi director do tesouro público. • Dr. José Vicente Barbosa du Bocage, professor, Ministro do Ultramar e dos Estrangeiros e Par do Reino. • General Carlos Roma du Bocage, que no fim da sua vida foi Ministro dos Estrangeiros de El-rei D. Manuel II, deputado e Par do Reino. • Dr. António Maria Barbosa, médico do Paço e sócio da Academia Real da Ciências. • Dr. José Inácio Machado de Faria e Maia, foi Delegado, Juíz de Direito, Secretário da Procuradoria Geral da Coroa e Auditor dos Conselhos de Guerra em Lisboa."
Villa Roma -Foto encontrada aqui

*Sobre a Vila Roma, voltaremos ao assunto brevemente.

Post relacionado:O mistério do nome da velha estrada de Colares III

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar