A antiga Escola Primária e o Castelo de Colares

A escola,a casa da água (Castelo)-imagem Google Earth

A antiga escola primária de Colares foi edificada na alvorada novecentista, segundo projecto de Adães Bermudes e a sua configuração parece, de algum modo, conservar o fóssil planimétrico do paço do bispo Mello e Castro. O seu prospecto é modesto e o arquitecto optou pela aplicação de materiais cerâmicos nos vãos das janelas e portas, sobressaindo, no lado oposto ao torreão, elegante campanário.


A antiga Escola Primária de Colares

Ainda em relação a esta escola, o jornal semanário Correio de Cintra publicou, na sua edição de 25 de Outubro de 1903, a seguinte notícia:
«Como se sabe o fallecido visconde de Monserrate offerecera em tempo o antigo palacio arruinado Albernaz para edificação de uma escola, o que nunca se realizou. O actual visconde continuando a obra generosa de seu fallecido pae não só confirmou a offerta, mas autorisou a demolição das paredes e offereceu a pedra d'ellas extraida, o que representa um valioso donativo, impondo porem a condição de que a edificação seja simultanea com a demolição. O architecto sr. Bermudes deve vir brevemente a Cintra para tratar d'esta importante obra».

*Texto do site da Junta de Freguesia de Colares

Lápide evocativa da oferta do terreno para a escola feito peloVisconde de Monserrate em 1903

Parte da estrutura do Paço do Bispo Melo e Castro, ainda com vários vestígios da antiga parede, encostada ao edifício da escola primária, construída no espaço anteriormente ocupado pelo Palácio de Dinis Melo e Castro.



Post relacionado:
Castelo de Colares II-aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva