Memórias do antigo regime III

Av.Lourenço Peixinho em Aveiro, cenário da violência policial *


III Congresso da Oposição Democrática de 1973


O Teatro Avenida em Aveiro era antes de Abril de 1974, o palco onde o antigo regime concedia em vésperas eleitorais alguma possibilidade dos opositores que se encontravam no País de discutir as propostas políticas alternativas ao regime de então.

Fora do Teatro Avenida a repressão das forças policiais fazia-se sempre sentir com grande violência.


A uma semana das comemorações dos 35 anos do 25 de Abril de 1974, algumas notas sobre o III Congresso da Oposição Democrática de 1973, realizado em Aveiro.

III CONGRESSO DA OPOSIÇÃO DEMOCRÁTICA

De 4 a 8 de Abril de 1973 decorreu em Aveiro o III Congresso da Oposição Democrática que teve a sessão inaugural no dia 4, com um discurso de abertura feito pelo advogado Seiça neves, lendo um extenso telegrama do Dr. Rui Luis Gomes, indigitado Presidente do Congresso, mas que por impedimento de entrada no País, deixou vaga a cadeira de presidência.
Presentes, jornalistas da Suécia, Dinamarca, Noruega, Alemanha, Suiça, Itália, Cuba,Argentina, Estados Unidos da América, Inglaterra, França, etc., além da imprensa portuguesa.
Presentes ainda a TV francesa e alemã, a tempo de filmar com dificuldade, os distúrbios havidos no domingo, no fim de uma marcha silenciosa desde o teatro onde funcionou o Congresso até à Ponte-Praça.
Já neste último local, os manifestantes foram violentamente carregados pelas «forças da ordem» que os dispersaram, forçando-os à busca apressada dos habituais refúgios de ocasião.

Em “Origens e Evolução do Movimento de Capitães” de Dinis de Almeida , Ed. Sociais

Imagem constante da repressão policial **

Da declaração final do III Congresso da Oposição

"(...) os democratas presentes no III Congresso da Oposição Democrática concluem que os objectivos imediatos, possíveis de atingir através da acção unida das forças democráticas, são:

-Fim da guerra colonial;
-Luta contra o poder absoluto do capital monopolista;
-Conquista das liberdades democráticas;


A luta por objectivos parciais imediatos, sendo nas actuais condições amplamente mobilizadora, não deve no entanto fazer-nos esquecer o objectivo final da conquista do socialismo, o qual é indispensável para a construção de uma sociedade justa e digna.
(...)"


Post relacionados:

Memórias do Antigo regime-aqui e aqui

Notas:
*Foto encontrada-aqui
**Foto encontrada -aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar