1ºde MAIO

Festa do trabalho no 1º de Maio de 1905

A festa do trabalho foi singela, mas a manifestação estendeu-se por todo o país sobretudo em reuniões nas quais se reclamou o dia normal de 8 horas de trabalho. Em Lisboa organizou-se um cortejo operário que foi pelas Avenidas da Liberdade, Fontes Pereira de Melo e rua Thomaz Ribeiro, chegando ao Largo do Matadouro onde será elevado o Monumento a José Fontana. A policia formou quadrado em torno do local, deixando apenas passar os portadores de flores e representantes da imprensa.

Illustração Portugueza - 8 de Maio de 1905

1º de Maio de 1974

Lisboa 1974

"… A nossa libertação [do campo de concentração do Tarrafal ] dá-se a 1 de Maio de 1974. Nos dias anteriores os guardas tinham sorrisos mal disfarçados, um comportamento diferente. Tinha acontecido alguma coisa…! Em 30 de Abril o director da prisão começou a dizer que compreendia a nossa luta embora não concordasse com a ideologia. “eu sou cristão e vocês são todos comunistas”. Eu sou democrata-cristão! Ora até ali sempre se mostrara adepto do regime e do colonialismo! Que coisa estranha. "

*Intervenção do Justino Pinto de Andrade no Colóquio do Tarrafal na TV do NAM

Posts relacionados:

-1ºde Maio dia do Trabalhador- aqui
-1º de Maio-Fotos -Sintra-aqui
-25 de Abril de 1974 -Fotos do 1º de Maio-aqui


*ex-prisioneiro do campo de concentração do Tarrafal, Justino Lopes da Costa, hoje professor universitário em Luanda -no site Não apaguem a Memória

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar