A Igreja da Penha Longa

"Foi este mosteiro o primeiro, que a ordem de S.Jeronymo levantou em Portugal.A fabrica primitiva era excessivamente modesta e acanhada. Começaram-a no anno de 1355 frei Vasques Monteiro, da familia dos condes de Santa Cruz, e mais dois companheiros, que faziam vida de eremita juntamente com elle.
No anno de 1400 sendo confirmado pelo papa a nova ordem, deu-se começo a mais ampla fabrica, para qual concorreu el-rei D.João I com algumas esmolas, e por essa razão, sem duvida, foi o templo consagrado a Nossa Senhora da Victoria, em commemoração da gloriosa batalha d’Aljubarrota. Porém no anno de 1569, vindo o flagello da peste assolar o reino, e correndo os povos d’aquelles arredores em continuadas romarias a implorar o socorro da Virgem para a dôr e angustia, que os opprimia, apenas cessou o terrivel mal, principiaram a invocar a sagrada imagem com o nome de Nossa Senhora da Saude.
A devoção crescendo muito pelo tempo adiante, fez popular a nova invocação, acabando completamente com a antiga.
(...)
A cêrca e o mosteiro foram vendidos em 1834, logo depois da extinção das ordens religiosas. Desde então tem passado a diversos possuidores."


I. de Vilhena Barbosa
Publicado na Illustração Luso Brasileira de 9 de Abril de 1854

*"O mosteiro da Penha Longa apresenta uma estrutura ecléctica, fruto das diversas campanhas de obras de que foi objecto ao longo de quatro séculos, e a sua igreja dedicada a Nossa Senhora da Saúde é disso exemplo. Embora o programa decorativo do interior do templo seja, na sua maioria, barroco, no conjunto estrutural destaca-se a sobriedade das linhas maneiristas. Pouco profunda, a igreja apresenta uma estrutura planimétrica de raiz erudita que se desenvolve na vertical, sendo visível a inspiração na tratadística italiana."

Nota retirada do site do IPPAR

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar