Visita ao Centro Histórico de Colares

Castelo52009final
Uma gravura com que o artista gráfico Filipe Costa pretendeu ilustrar a visita

Integrada na programação da Festa de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Colares, decorreu ontem uma visita à Igreja da Misericórdia e ao Castelo, no Centro Histórico de Colares.

Iniciou-se a visita pela Igreja da Misericórdia, agora enriquecida com a recuperação do seu valioso retábulo. Atribuído ao pintor régio Carlos Vaz (1577), em madeira de carvalho, muito afectado pela humidificação a que esteve sujeito - após recuperação coordenada pelo técnico de conservação e restauro António Lopes, nos últimos dois anos.


A visita foi guiada pelo Director do Museu Arqueológico de Odrinhas, José Cardim Ribeiro.

IgMisericordia2009 copy
Cardim Ribeiro na Igreja da Misericórdia de Colares
retabulo2009 copy
O retábulo agora totalmente recuperado

O Castelo de Colares e o Rio das Maçãs

O director do Museu Arqueológico de Odrinhas, Cardim Ribeiro fez uma interessante dissertação sobre Colares e a importância que o Rio das Maçãs teve ao longo dos séculos para Sintra.

Do “Castelo”,que tivemos a oportunidade de visitar em Maio deste ano, construído pelos Melo e Castro, descendentes do 1º governador da India , restam as suas arcadas – orientadas para a zona de paisagem de Colares.
castelo32009 copy
Vista de Colares do terraço do Castelo dos Melo e Castro

Uma afirmação de Cardim Ribeiro que merece destaque:
“Eu prefiro o Centro Histórico de Colares ao Centro Histórico de Sintra. O Centro Histórico de Colares é mais importante, porque aqui sempre houve falta de dinheiro”.
E acrescentou: “Está deteriorado mas está autêntico...”

Castelo22009 copy
O Director do Museu Arqueológico de Odrinhas, durante as suas explicações sobre as origens do Castelo de Colares, e a importância do Rio das Maçãs para o desenvolvimento da região.

Comentários

Anónimo disse…
Caro Pedro Macieira,
Atrevo-me a comentar, ou melhor, a precisar: esta visita foi integrada na Festa de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Colares,Paróquia, no seu todo e não na Festa de Colares, expressão que, por ser curta, poderia induzir uma referência apenas ao lugar de Colares, sede da Paróquia.
E já agora deixar expresso um agradecimento sincero quer ao Dr. Cardim Ribeiro, quer ao Tecnico de Conserv. e Restauro, Sr. António Lopes~pelo empenho posto na visita.

JAIME CORVO / Colares
pedro macieira disse…
Caro Jaime Corvo,
Agradeço a sua rectificação na denominação correcta do evento, facto que já está corrigido.E também quero sublinhar o seu empenho em divulgar Colares.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar