Porque hoje é Sábado...

Porque hoje é Sábado e porque numa agência de um banco de Colares surgiu na história da herança de Lúcio Tomé Feteira (via blogue Colares) - o motivo do post de hoje.


Photobucket

Photobucket
Jornal "SOL" online de 20-08-2010

A Família Feteira


«Lúcio o mais novo dos irmãos foi preparado para voos mais altos pelo pai, o velho Joaquim Tomé Feteira. Obrigava-o a andar descalço e a tomar banho de água fria no rio e no mar, para ficar mais rijo, à semelhança da têmpera a que submetia as limas.Ensinou-o a ler muito cedo e mandou-o para o liceu. "Dos irmãos foi o único que estudou".»
In jornal Público de Sábado 21 de Agosto de 2010

Photobucket

"Nunca nos esqueceremos da sua galharda hospitalidade, nem da organização encantadora d'essa familia d'artistas.Trabalham ele e os filhos todos na perfeição, incluindo as meninas. Trabalha também a sua esposa, tendo-a nós visto executar o «picado» de uma lima com uma certeza e rapidez admiraveis. Cada um tem estabelecido o seu ordenado e numero d'horas de trabalho e cumpre religiosamente as suas obrigações, como as outras pessoas que vão de fóra trabalhar nas suas oficinas, das quais saiem todos os anos dezenas de milhar de limas para o paiz, Brasil e Hespanha, pois que o fabrico nacional ainda não se deixou vencer pelo estranjeiro."
Publicado na Ilustração Portuguesa nº343 de 16 de Setembro de 1912

Comentários

Fatyly disse…
Foi de facto um grande empresário, lutador, morre milionário e como é habitual nestes casos "chorudos" onde nunca se aceita a amante(?) lá andam os herdeiros à purrada sem fazerem qualquer exame de consciência, como fui? procedi bem? valha-me deus...como conheci casos com menos dimensão em termos de dinheiros e imobiliário mas com dimensões ainda maiores por parte dos herdeiros.

Realmente o dinheiro ultrapassa tudo e todos... numa irracionalidade onde vale tudo...até tirarem a vida a quem "coloriu" a vida de Feteira!
Anónimo disse…
O que se calhar não sabem, é que há descendentes nascidos e criados em Sintra.
Caínhas disse…
Comecei a ouvir falar neste nome "Feteira" das limas, quando veio o 25 de Abril, nos tempos áureos do PREC, das greves, da ocupação das fábricas, e das reivindicações quase diárias. Estive recentemente a passar umas férias em Monte Real, e, passei pelo complexo industrial desta família.
Pergunto eu;- Está melhor assim?
Tudo partido desprezado ao abandono?
A conjuntura mundial degradou-se, nos últimos anos, e o desemprego disparou, mas nós já andamos a cavar a nossa sepultura há muito tempo.
O Feteira ficou milionário na mesma, os operários que se deixaram manipular, ficaram sem os empregos, e mais miseráveis do que até então.
Joao disse…
o Duarte Lima tem uma casa em Janas
pedro macieira disse…
Que será a casa dos "muros altos" que o jornal Independente denunciou há alguns anos?

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar