Fogos controlados no Parque Natural Sintra Cascais

Photobucket
Foto de 26/07/2010 Malveira da Serra

Em Fevereiro, a Protecção Civil de Cascais irá provocar fogos controlados na zona sul encosta da Peninha entre o convento da Peninha e Malveira da Serra - local onde a 25 de Julho de 2010 deflagrou um incêndio numa área de mato , junto à estrada nacional 247, que atingiu toda a encosta até ao mar. O incêndio colocou em risco algumas das habitações daquele local.

Justificando a necessidade desta intervenção, a Protecção Civil de Cascais, esclarece que: "todo o planeamento foi efectuado numa parceria entre o Gabinete Técnico Florestal de Cascais e as entidades pertencentes à Comissão de Defesa da Floresta do Município de Cascais, onde se inclui o ICNB/PNSC. O Plano de Fogo Controlado enquadra-se no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios do Município de Cascais com acções e metas preconizadas no referido Plano. "

Acrescentando que: " O facto do mato ser queimado, de forma controlada, no Inverno, tem como objectivo que a parcela não seja inflamável no Verão, sendo possível o controlo de um eventual incêndio por parte dos Bombeiros".

Também o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), em resposta a um nosso pedido de explicações para os fogos controlados na área geográfica do PNSC, enviou-nos o seguinte esclarecimento:

"Em resposta ao seu pedido de informação relativo à realização de fogo controlado pela Protecção Civil de Cascais, informo que:
- Em Novembro de 2009 foi aprovado na Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI) o Plano de Fogo Controlado, que contou com a avaliação e aprovação do ICNB;
- Em 2010 teve inicio a implementação deste plano, com as primeiras acções de fogo;
- Para 2011 está prevista a intervenção num conjunto de parcelas, algumas das quais localizadas na encosta da Peninha.

O Parque Natural de Sintra-Cascais está a acompanhar de perto a situação em estreita articulação com a Protecção Civil Municipal.
A execução destas parcelas dependerá, entre outros aspectos, das condições meteorológicas durante o mês de Fevereiro.
Os melhores cumprimentos
Maria de Jesus Fernandes
Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB, I.P.)
Directora-Adjunta Departamento de Gestão de Áreas Classificadas do Litoral de Lisboa e Oeste"

Fotos do incêndio de 25 de Julho 2010 na Malveira da Serra
Photobucket

Photobucket

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva