Notas para a história da "Caravela da Praia das Maçãs" IV

Caravela3final

Foto da Caravela Praia das Maçãs, do Arq.F.Valsassina

Em Setembro de 2010, publicámos uma série de apontamentos sobre as "Caravelas da Praia das Maçãs" - motociclos que durante os ano 50, foram construídos numa pequena oficina na Praia das Maçãs. Para a publicação desse trabalho muito contribuiu a prestimosa colaboração de Nuno Gaspar, proprietário da Caravela que fotografámos na altura – agora graças à disponibilidade do Arq.Frederico Valsassina, proprietário de uma das "Caravelas da Praia das Maçãs", recuperadas por José Domingos, na sua oficina no Mucifal, foi possível fazer as fotos que publicamos hoje.

caravelafotoantiga
Uma interessante foto de época , com o mesmo modelo da Caravela, das fotos de hoje(foto da colecção Nuno Gaspar)

As Caravelas da Praia das Maçãs, motociclos com motor de 50 cc, eram fabricados na oficina de António Jacinto Canastro, na Praia das Maçãs, dessa oficina resta uma barracão destelhado, e hoje o local é um parque de estacionamento do Talho do Mário na Praia das Maçãs.

O fabrico das Caravelas era feito a partir de peças e componentes existentes no mercado - existiam em duas cores (vermelho e azul) e vários modelos. Os motociclos construídos por António Canastro eram muito populares na região.

Caravela22final
Caravela da Praia das Maçãs propriedade do Arq. Frederico Valsassina

CaravelaFinal

Posts relacionados:
-Notas para a história da "Caravela da Praia das Maçãs" -aqui
-Notas para a história da "Caravela da Praia das Maçãs" II -aqui-Notas para a história da "Caravela da Praia das Maçãs" III-aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar