Gloria Swanson na Praia das Maçãs

Photobucket

"Nas duas ou três vezes que passou férias na Praia das Maçãs, Gloria Josephine Mae Svenson, ou Gloria Swanson (1899-1983) para os anais do cinema, dispensou as pulseiras e colares Cartier. Quando descia ao areal, vinda de um longo passeio a pé - ou de caleche, em dias agrestes - entre as falésias das Azenhas do Mar e a Praia Pequena, ninguém podia supor que aquela senhora discreta fosse Norma Desmond, a personagem imortal de O Crepúsculo dos Deuses, filme de Billy Wilder (1950) que protagonizara ao lado de William Holden e Erich von Stroheim e lhe devolvera a aura dos tempos da prostituta Sadie Thompson (A Sedução do Pecado, 1928) e da estenógrafa de The Trespasser (1929).Não havia outro lugar no mundo onde a actriz gostasse tanto de veranear, longe das praias postiças da Califórnia e alheada da fastidiosa América. Diz-se que a primeira vinda a Portugal se deveu ao desgosto de ter perdido o Óscar para Judy Holliday. Gloria não perdoou a Hollywood a ingratidão, e desde então as suas aparições rarearam limitando-se a alguns peplum italianos e espectáculos na Broadway. Nos anos 1920, fora a rainha do cinema mudo - entre 1915 e 1927, participou em meia centena de títulos como Male and Female (1919), Zaza (1923) e Madame Sans-Gêne (1925) - e por muda foi tomada entre os sintrenses. Entre os locais não há memória da sua voz cavada, ou sequer do olhar sobranceiro, do nariz afilado e da farta cabeleira. Hoje, ninguém sabe que a Praia das Maçãs era frequentada por uma das derradeiras divas. Gloria caminhava discreta pelas arribas para cá e para lá, ladeada pelo sobrinho, oculta por lenços violeta e óculos negros de grandes aros. Dispensava o social e as abordagens de algum fã mais atento. Não dispensava o blush. À tarde, preferia os toldos e as esplanadas às festas dos nobres da vila. Gostava de amêijoas e de tremoços. Apreciava a humidade e a bruma, o eléctrico, os pescadores empoleirados nas rochas e os berros das gaivotas. Lia Eça, Byron e Rimbaud. Escrevia poemas a lápis de cor que rasgava logo a seguir ou pegava-lhes fogo.Consta que terá passado uma noite inteira de insónia na varanda a contemplar o oceano e a beber moscatel. Gloria chegou a Nova Iorque doente e as praias de Sintra foram as suas últimas férias.(...)"
*Na "Revista Notícias Sábado" do DN de 16/07/2011
As férias dos famosos
por TIAGO SALAZAR

Photobucket

Comentários

Zé-Viajante disse…
Hoje era excelente que Scarlett Johansson, por exemplo, (linda de morrer)ali passasse umas férias...Publicidade para a Praia, para Sintra (Marco Almeida, a recebê-la...)e umas divisas Americanas a entrarem.

Bem aproveitada a notícia do DN.
Zé-Viajante disse…
Aditamento ao post anterior.
Porque será que últimamente, S. Exa. o Dr. Marco Almeida, passa a vida em todos os eventos, que antigamente eram protagonizados pelo Senhor Dr. Fernando Seara??? Prepara-se a passagem da CMS para o Delfim??? Ou é só coincidência???Ou sou eu que não gosto de S. Exa o Dr Marco, desde que ele me escreveu uma tirada "muita esperta" acerca de uma árvore que existe em Sintra??? E será coincidência o Dr. Marco Almeida enviar mails (retirados do ficheiro) da CMS, a "promover" as suas iniciativas, como «grande amigo de Sintra» ??? Mistérios para desvendar em próximas eleições do burgo...

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar