Era uma vez um Choupo...

PhotobucketLink
Em Sintra já aprendemos, as Árvores não morrem de pé. Hoje quando o Presidente da CMS, Fernando Seara, for à janela, já lá não estará o CHOUPO, que já lá estava quando ele veio ocupar pela primeira vez, o lugar de primeiro responsável desta autarquia. É natural que nunca tenha olhado para aquela árvore, que agora autorizou que fosse abatida. Também nunca se apercebeu de outras que a sua autarquia tem abatido sem dó nem piedade...

Página do Facebook - Grupo em Defesa das Árvores de Sintra
Photobucket

Página criada em Fevereiro de 2011, mas que não tinha sido tornada pública -talvez mais um meio a utilizar na divulgação da forma como Sintra, trata as suas árvores.

Acesso à página do Facebook, Grupo em Defesa das árvores de Sintra- Aqui
Para publicar no FB Grupo em Defesa das Árvores de Sintra, enviar e-mail para este endereço:
defesaarvoressintra@groups.facebook.com

"A decisão de abate de uma árvore, enquanto bem público e elemento fundamental do ambiente urbano que é, deverá ser sempre um último recurso, a ponderar de forma fundamentada e criteriosa. Neste contexto, o Núcleo de Lisboa da QUERCUS, não pode deixar de condenar quaisquer intervenções camarárias que impliquem a destruição de mais exemplares arbóreos na Vila de Sintra, salvo se imperiosas e justificadas razões fitossanitárias o recomendassem."

*De um comunicado da Quercus em 14 de Novembro de 2011

http://riodasmacas.blogspot.com/2011/11/comunicado-da-quercus-sobre-os-abates.html

*Ler o que tem acontecido às Árvores de Sintra (posts relacionados)-Aqui

Comentários

Anónimo disse…
Nem há palavras para tanta falta de sensibilidade e desamor por aquilo que "era" Sintra.
sintrense
Aí, como aqui, as pessoas odeiam árvores ?
Fatyly disse…
Abateram mesmo ou podaram? Só à estalada!
Anónimo disse…
Abateram. E, neste não empedraram (dava mto nas vistas) enfiaram lá uma estaca raquitica.
sintrense
pedro macieira disse…
Razões para a criação da Página do Facebook-Em Defesa das Àrvores de Sintra, em Fevereiro de 2011, e que hoje infelizmente continuam mais actuais do que nunca:

Depois de uma petição pública, de relatos em blogues, de comunicados conjuntos, de entrevistas radiofónicas e na comunicação social, de envio de pedidos de explicações em defesa das árvores de Sintra, tanto à Câmara Municipal de Sintra e mais recentemente à Estradas de Portugal SA. de queixa à UNESCO, de apresentação de pareceres técnicos contra às práticas usadas - resta-nos ainda o Facebook, para parar o autêntico massacre a que estão a sujeitar as NOSSAS árvores.
Todos os dias vemos as consequências dos abates e das podas camarárias ou não que estão a destruir o NOSSO património arbóreo, nesta Sintra que a UNESCO classificou de Património da Humanidade.
Anónimo disse…
Não vale a pena criarem mais blogs e afins. Se querem que não se faça isto. levantem-se do computador, vão para a rua chamar as pessoas a encherem as reuniões de freguesia e reuniões de câmara, e aí verão que não é preciso estar à frente do computaor e a ver as fotos com os homens a cortar as árvores. mas isso é um pouco dificil, não é...? futebol, novelas, casa dos segredos... etc.... tabernas...
Anónimo disse…
Este deve ter saído da taberna agora...!
Anónimo disse…
em destaque no sapo 14.1.12http://moengas.blogspot.com/2012/01/arvores-de-sintra-alerta-ao-presidente.html
Anónimo disse…
Por favor ajudem-me a compreender, como foi possível, terem abatido 2 plátanos, sem qualquer aviso, na estrada da ericeira em Lourel.Essas àrvores existiam no local há mais de 20 anos e para meu espanto dei com o facto consumado sem qualquer respeito por quem tanto carinho sentia por as mesmas.
Toda a rua está coberta de plátanos razão pela qual não se compreende
a quebra do seu alinhamento com o abate destes 2.
Será possível tornar a ter 2 àrvores no lugar onde os plátanos existiam? Ou seja em frente do nr. 7, que não é por acaso, se chama Vila dos Plátanos.
É com muita tristeza que eu agradeço qualquer informação que vierem a dar-me.
Obrigada,
pedro macieira disse…
Publiquei agora um post sobre o abate dos dois Plátanos na Vila dos Plátanos...

http://riodasmacas.blogspot.com/2012/02/abate-de-platanos-pela-cms-pedido-de.html

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar