Parque de Monserrate Paraíso para Fotógrafos

Photobucket
Retirado do blogue "Tudo Sobre Sintra"


A 5ª edição do International Garden Photographer Of The Year (IGPOTY), principal concurso internacional de fotografia de jardins, que contou este ano com 16.000 participantes, premiou nesta edição dois portugueses: Fábio Claudino (“Morning in the Garden”, Menção Honrosa na categoria Beautiful Gardens, com uma imagem captada no Parque de Monserrate) e Henrique Souto (“Quince”, 1º lugar na categoria Bontiful Earth).

A foto do um fotógrafo português Fábio Claudino premiada com Menção Honrosa, foi obtida no Parque de Monserrate, feita durante um workshop de fotografia no Parque de Monserrate, orientado por Henrique Souto. Entre 15 a 29 de Outubro de 2011.

A foto premiada aproveita o cenário natural do próprio jardim, com a luz Outonal do momento. O instantâneo premiado tem aspectos fotograficamente interessantes, e daqui envio os meus parabéns ao vencedor.
Existe nesta foto a coincidência de eu próprio,também em Setembro de 2011, ter obtido uma foto no mesmo local e também com a mesma luz Outonal - publicada no RiodasMaçãs em 7 de Outubro de 2011.
Donde se pode concluir que Sintra e neste caso o Parque de Monserrate, é um autêntico paraíso para fotógrafos.

Monserrate07092011f
@riodasmaçãs-foto obtida em Setembro de 2011

Comentários

Anónimo disse…
Aprendeu bem...
Este mundo está para os que não olham a meios para subir na vida.
Será que dormem de consciência tranquila? (devem dormir...não a têm)
pedro macieira disse…
Esclarecimento:
O objectivo do post,é uma precaução para que no futuro ao voltar a publicar a minha foto, (tirada no mesmo local em Setembro de 2011), poder eventualmente ser considerada uma tentativa de cópia, da foto agora premiada com Menção Honrosa, de Fábio Claudino, no 5.º International Garden Photographer Of The Year (IGPOTY) realizado em Portugal no Parque de Monserrate.
Graça Sampaio disse…
Como pouco entendo de fotografia, acho tão linda uma como outra! Mas, é como diz o Pedro, com espaços tão maravilhosamente belos, não admira que se façam belas fotos!

Monserrate para mim foi sempre o local mais belo e mais mágico de Sintra.

Beijinhos sintrenses...
pedro macieira disse…
O Parque de Monserrate é de realmente um lugar que se deve visitar muitas vezes, pois encontramos sempre aspectos novos para observar, conforme a estação do anos em que fazemos a visita.
Abraços
Henrique Souto disse…
Realmente o Parque de Monserrate, tal como Sintra em geral, é um paraíso para fotógrafos e não admira que se tirem fotos semelhantes em locais tão belos. Basta fazer uma busca por Parque de Monserrate no Google imagens para se perceber o que estou a dizer. Por isso, não compreendo o comentário de um ANÓNIMO (o que diz tudo) denegrindo a imagem e o sucesso do Fábio. Somos muito bons a dizer mal do sucesso dos outros, mas não assumimos, sequer, a nossa identidade. Enfim... Já agora, o que distingue a foto do Fábio da do autor deste blogue, a quem aproveito para parabenizar pelo blogue, são alguns pormenores, que passo a referir: A escadaria não pode estar no centro da foto pois retira-lhe toda a dinâmica visual; e aquele tronco NUNCA pode ser cortado no enquadramento (parte superior), pois isso introduz um corte na visualização da foto, que a torna menos agradável, pois o tronco serve para fechar a imagem - cortando-o crio um ponto de fuga visual que "estraga" a foto. São pequenos pormenores, mas são importantes.
Cumprimentos
Henrique Souto
pedro macieira disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
pedro macieira disse…
Henrique Souto,
Muito obrigado pelo seu interessante comentário.De facto ao surgir como premiada uma foto no workshop de Monserrate, muito semelhante com uma foto que eu tinha publicado no blogue, senti que se não chamasse a atenção para o facto que era uma foto anterior à que que estava a ser mediatizada, sempre que voltasse a publicar a dita, poderia ser acusado de algum plágio, mesmo pelo autor premiado.
Quanto à sua análise quanto à estètica da foto que publiquei, aceito perfeitamente a sua opinião, mas como publico diáriamente fotos minhas num blogue que pretende que seja divulgador daquilo que considero importante, para a construção de uma imagem de Sintra, em todas as suas vertentes com alguma estética mas que fuja à foto que os visitantes deste maravilhoso local, levam nas suas máquinas quando aqui nos visitam, e também o tipo de fotos que os fotógrafos mais institucionais fazem publicar nos suportes de comunicação "oficiais", não procuro nas minhas fotos (as que considero com mais interesse fotográfico), um tratamento segundo os "canones" dos fotógrafos que normalmente expõem e participam em certames de fotografia.
Vou ter atenção às suas sugestões sobre a foto e avesso a exposições de fotografias, utilizando a foto para passar a mensagem por vezes sem grande rigor estético,mas sempre procurando o ângulo com alguma diferença da "norma",vou ter claro,em atenção os aspectos que sublinhou no futuro.
Com os meus cumprimentos e mais uma vez agradeço o seu contacto.
Pedro Macieira

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar