Cascatas das Azenhas do Mar

AzenhadoMar2012cf «É o mais pitoresco "postal ilustrado" do litoral do concelho de Sintra. As Azenhas do Mar cujo topónimo se admite derivar dos moinhos de água (as Azenhas ) dos tempos de ocupação árabe que ali terão existido - possuem uma das imagens mais singulares da costa portuguesa.
(...)
A instância balnear já seria procurada pelo menos desde 1930, quando ficou pronto o troço do eléctrico desde a Praia das Maçãs.
(...)
As tradicionais actividades agrícolas onde se incluía a plantação das vinhas da casta Ramisco que tornaram afamado o vinho de Colares, tem vindo a ser substituídas por moradias e urbanizações que, aos poucos, vão iludindo as normas supostamente de protecção do litoral entre Cascais e Mafra.A pesca artesanal e desportiva vai resistindo, mas cada vez mais limitada pela erosão das arribas. Como é patente no vergonhoso estado de abandono a que está votado o miradouro de onde se pode observar a imagem do casario branco"congelado" no tempo,não se sabe até quando.»
Excerto de um texto de Luís Filipe Sebastião no Jornal "Público"
AzenhasdoMar2012df AzenhasdoMar2012f  

Azenhas do Mar em 1960 

 Azenhas19605 Foto cedida por uma cidadã Sintrense

Comentários

Fatyly disse…
Gostei do texto, mas as tuas fotos falam por si e encantaram-me. Não as conheci em 1960 porque não vivia cá...mas a diferença é abismal!
Anónimo disse…
Embora a qualidade das fotos ajude muito, o essencial foi mantido e embelezado.
Necessitávamos de mais obras assim.
sintrense
pedro macieira disse…
Aquele recanto das Azenhas do Mar está facto bem tratado, permitindo as imagens da foto.
Abraços

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar