Cortejo de Oferendas em Almoçageme

No último Domingo  (25/08/2013), repetiu-se uma tradição já com 245 anos em Almoçageme segundo indica o cartaz que divulga o evento. O Cortejo deste ano destinava-se à recolha de fundos para a Comissão de Festas de Almoçageme. BlogueCortejooferendasAlmoçagem325082013de BlogueCortejooferendasAlmoçagem325082013db JBlogueCortejooferendasAlmoçagem325082013b BlogueCortejooferendasAlmoçagem325082013

Comentários

Caínhas disse…
Os cortejos de oferendas tiveram a sua época em Sintra, nos anos 50 e 60 so século passado, sempre a favor da Santa Casa da Misericórdia. Os desfiles da Estefânia até à Vila Velha juntavam milhares de pessoas, porque naqueles tempos eram um acontecimento, os carros de bois, os burros, os cavalos, as carroças, e algumas camionetas de caixa aberta, tudo ornamentado de acordo com a acasião.
Todas as Freguesias do Concelho se juntavam e ofereciam ao Hospital o que de melhor conseguiam angariar.
Os produtos eram depois consumidos uns na instituição, os excessos eram vendidos a granel, num armazém debaixo da Praça da Vila.
Naqueles tempos, tinham que deitar a mão a tudo o que era possível para se arranjar dinheiro, não haviam subsídios de ninguém.
pedro macieira disse…
Caínhas,
Obrigado pelo seu comentário a completar excelentemente as fotos que publiquei do Cortejo de Oferendas de Almoçageme.Segundo me informaram embora este ano as oferendas se destinassem à Comissão de Festas de Nossa enhora da Graça, houve anos em que os beneficiados foram os Bombeiros, e também a Igreja.
E como escreve no Público de ontem o Miguel Esteves Cardoso, sobre o cortejo das Oferendas de domingo: "Almoçageme é uma aldeia perfeita porque todos contribuem para que seja. É uma aldeia de indivíduos, em que cada um é como é mas em que todos colaboram como podem ou querem, nas coisas que interessam ao bem-estar da aldeia e quem vive nela."
Abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva